O dogma é um cheque em branco. O dogma prevaleceu por toda a idade média. Mas, o que o dogma promete ? No caso do cristianismo é uma promessa gigantesca. Ele promete: vida eterna. Vencer a morte. Salvdção eterna. Viver sem morrer ao lado dos familiares junto com com Deus . Essa promessa dogmática foi tão poderosa que destruiu o estoicismo. O dogma foi tão forte que levou o sábio Blaise Pascal.pefir a sua irmã para acreditar em Deus porque se ela morresse e Deus existisse ela estaria salva. Mas se ele não existisse ela não estaria presente para saber que foi enganada. Santo Agostinho abandonou esposa e filho porque se achava em pecado. Tudo isso por causa do poder do dogma.Mas o que é o dogma ? É uma verdade que não pode ser provada, deve ser aceita, sem questionamento. Sócrates dizia na Grécia antiga século VI a.C que "só existia filosofia por causa da morte". "Filosofar é aprender a morrer".Portanto o dogma perdurou morte muito forte por toda idade média.No entant...
Segundo Jiddu Krishnarmuti o homem cria imagens de si e dos outros. Logo as relações não ocorre entre pessoas, elas ocorrem entre imagens, por exemplo: Sou brasileiro agnóstico, de direita,me acho inteligente, etc. Portanto quando me relaciono com as pessoas e me relaciono com as imagens que tenho dessa pessoa não com a pessoa.Assim quando alguém fere minhas imagens me ressinto. Quando sou ofendido por outra pessoa, depois de anos me encontro com essas pessoa eu não vejo está pessoa agora, vejo a imagem que crie desta pessoa. Eis o primeiro ponto das relações. O segundo ponto é a comparação ou mensuração. Quando me comparo estou comparando minha imagem Eva comparação pode aniquilar minha imagem e desta forma me faz sofrer. Para krishnaumurt as relações são espelhos. .