Pular para o conteúdo principal

Os Cínicos!

      O movimento denominado Cínicos surgiu na Grécia antiga  passou pelo império romano, idade média, chegando ao nosso tempo. Seus representantes  mais expressivos, são: Antístenes,(427 a.C é tido como fundador dos Cínicos), Diógenes (figura excêntrica que de forma irreverente combatia  as normas sociais, vivia  em um barril, andava com uma túnica, além da irreverência, ele  produziu uma vasta obra, apesar de quase todo acervo produzido pelo filósofo ter sido extraviado).
      Os  princípios básico desta corrente filosófica, foram expressos no livro  Os cínicos de Marie –Odile Goulet- cazé  e R bracht   Branham, página  41. 

1      "A felicidade é viver de acordo com a natureza.

2    A felicidade é  algo disponível para qualquer pessoa disposta a se dedicar a um treinamento físico e mental suficiente.

      A essência da felicidade é o autodomínio, que se manifesta na capacidade  de viver feliz mesmo nas circunstâncias  mais severamente  adversas.

     Autodomínio é equivalente a, ou  envolve, um caráter virtuoso.

   A pessoa feliz, assim  entendida ,é a única verdadeiramente sábia, nobre e livre.

      As coisas  convencionalmente  julgadas  necessárias  para a felicidade, como riqueza, fama, e poder político ,não têm  nenhum valor  na natureza.

      Os principais impedimentos à felicidade são falsos  juízos de valor, juntamente  com as perturbações  mentais e o caráter  vicioso  que derivam  desses juízos  falsos".

       Portanto, os cínicos defendiam princípios  que proporcionavam uma vida ética, feliz, através do exercício físico e, mental, além da prática constante do autocontrole, (fator  fundamental  para uma vida de qualidade). Salientamos, que o movimento dos cínicos tem sua origem  ligado indubitavelmente a tradição Socrática. Outro fator importante  desta filosofia foi Crates   um  notório representante  dos cínicos, foi um rico comerciante que abdicou da riqueza professando um voto de pobreza, vendendo e distribuindo seus bens. Este   sábio foi o primeiro professor  de  Zenão  de Cítio, fundador do estoicismo.
     Assim, os Cínicos marcaram e influenciaram toda história da filosofia até os dias de hoje. No entanto, tal  filosofia  sofreu rejeição, oposição, principalmente devido ao seu  espirito contestador, sua irreverência,  sua oposição, contestação  as religiões   organizada, a ideia antropomórfica, (que  define Deus com características humanas). A principal  alegação para esta contestação era que os cínicos não fundaram uma escola  e, continha filosofia de menos. Mas, os cínicos  influenciaram o cristianismo e toda filosofia ocidental. Mas, os  Cínicos sem sombra de dúvida  foram importantes no cenário filosófico  e continuam  sendo até os dias de hoje. Portanto, respondendo  ao  questionamento  inicial  afirmamos que os cínicos formam uma importante escola filosófica apesar de jamais ter fundado uma escola  e produzido trabalhos acadêmicos ,sua atuação e seus fundamentos filosóficos são e foram primordiais. Afirmamos que os Cínicos influenciariam os Estoícos, Epicuristas, Cristãos, enfim toda filosofia ocidental, portanto o debate referente  a ser uma  forma de pensar ou uma filosofia organizada não procede, porque o fundamental  é que desde a época de Sócrates  até os dias de hoje, seu pensamento continua forte.

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios