Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.
Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa dignidade, e, se por ventura um dia precisarmos novamente seremos ajudado com boa vontade, devido nossa boa índole.
O fanatismo religioso é perverso, porque cega a vítima tirando dela a condição fundamental que é a liberdade existencial. Portanto, através do fanatismo o ente humano comete os maiores crimes, (mata, tortura, comete as piores barbáries). Tudo isso, porque outras pessoas, sociedades ousaram nutrir uma fé em Deus diferente. Nos últimos séculos foram assassinadas milhões de pessoas, um absurdo! Genocídio, (tudo em nome de "deus"), apenas porque acreditaram ou cultuaram uma forma de deus diferente, eis a maior estupidez cometida pela "humanidade"! As guerras religiosas são cruéis; recordo-me que estava lendo uma excelente biografia de Montaigne, com o titulo como viver, escrito, ("por sarah Bakewe no livro é descrito uma cena da guerra entre católicos e protestante em 1570, eis a cena: A comoção na casa de Coling cau...
lentamente comentário
ResponderExcluirNo seu cuzão.
Excluir