Pular para o conteúdo principal

Deus, Criado ou Criador?

      O filósofo pré socrático, Xenófanes    contemporâneo de Pitágoras  de  Samos, fazia severas críticas aos deuses de Homero que eram antropomórficos,  e segundo o filósofo tal antropomorfismo  apenas reproduz  as característica  índignas do homem. O filósofo afirmava: "Os etíopes fazem seus  deuses negros e com o nariz arrebitado; os trácios dizem os deles têm olhos azuis e cabelos  vermelho". Se os bois e cavalos tivessem mãos e pudessem pintar, dizia Xenófanes "os bois pintariam, sem dúvida, pintariam a forma de seu deus,  como de um boi  e os cavalos como de um cavalo." Importante tal filósofo existiu nos séculos VI V  a.C. No entanto,  demonstrava para sua época  uma maturidade fabulosa. Uma vez que,  hoje na pós modernidade com toda evolução tecnológica,  a imensa maioria das religiões, prega um deus antropomórfico.
       Então, o Deus apresentado, defendido é uma projeção do homem. Assim, por Exemplo, o Deus do velho testamento era um deus vingativo, cruel  que não perdoava o pecado com facilidade. Os religiosos da época viviam oprimidos pelo medo e a culpa. Era um terror, o medo do inferno.
     Entretanto, na nossa época, não mudou muito, pelo contrário,  tem até piorado, haja vista,  que hoje o fanatismo, o fundamentalismo religioso tem preponderado induzindo o fanático a  cometer crimes,  barbaridades, tudo, por causa  de seu deus. . . Eis a cruel verdade.
       Portanto, o homem sendo auto consciente, o homem, é o único ente que celebra uma divindade, e cria teorias que garantem sua vida eterna, superando assim, a grande questão existencial  (a morte), o findar. Mas  que características  Deus teria ? É evidente  que o homem  já cultuou animais  ao longo de sua história na terra, tem uma tendencia narcisista ao dotar deus  com suas características humanas, apesar que tais características  não sejam, lá essas coisas! Neste caso, deus  não criou o homem como sua imagem e semelhança, pelo contrário, ele  foi criado pelo homem, como sua imagem  e semelhança.
       Mas, tal forma de expressar sua crença  atualmente fica mais perto da ignorância, do que da sabedoria.  Contudo, o homem prefere cultuar um deus parecido com ele, e que prometa a ele  a vida eterna, o céu para os "bons", e o inferno para os "maus", rebeldes... Contudo, acreditar em uma mentira jamais a transforma em verdade! Saliento que não sou ateu e tampouco crente, pois minha concepção é que tudo é mistério, que não existe um caminho para a verdade,  para uma vida eterna.  Acredito que o homem vive e  viverá apenas uma vez, e que após sua morte jamais retornará a terra, e após dissolver sua personalidade, seu eu, suas memórias, com a morte, jamais a encontrará. Por outro lado não afirmo que após a morte esteja tudo acabado, porque  da mesma forma,  que não posso afirmar a  crença  também não posso afirmar a não crença. Assim, o fundamental, o  importante é a vida, a singularidade de cada ente humano; portanto,  meu culto é a vida e sua manifestação existencial, que é mágica,  pois,  a vida é tudo, sem ela nada.
      Portanto, não é porque não vislumbro  uma vida pós morte, que este momento existencial seja minimizado. Amigo, celebre a vida, faça sua vida valer apena, saiba que jamais existirá aqui,  alguém igual a você. Não desperdice sua vida com medo da morte, com a ideia  da transitoriedade, porque na verdade  o importante é a vida, faça dela seu altar e celebre cada instante como único.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios