Pular para o conteúdo principal
Para pensar !
Eu e o outro !
O homem é único,pois, de todos os entes é capaz de através da auto consciência e sentido de presença se distinguir dos demais entes  ;assim,  os demais permanecem  sem auto percebimento.Ademais,para um ente comum  como uma mesa, uma montanha , um carro, jamais existirá o outro nem a consciência Eu . Desta  forma fica evidenciado que  o eu e o outro são atributos de de um ser.Porque só através da auto consciência que é constituído o sentido de presença fator fundamental para formação do conceito de si mesmo como existente. Destarte, o eu  é formado através da  consciência existencial   fruto  é evidente do processo de elaboração da  consciência de si  através do pensamento cognitivo.Eis a verdade existencial. Mas, esta auto consciência além de constituir-se como qualidade existencial é diretamente  responsável pelo surgimento do medo; medo pensado , calculado ,elaborado através da premonição e consciência  do fim existencial . Portanto , o medo com certeza será um fator  fundamental para  formação do eu; Desta forma , o eu é uma respostam a ideia do findar , desaparecer ,porque  na tentativa de auto perpetuação o ente humano com objetivo de construir conceitos de eternidade  , de permanência ; Primeiro cria a religião  com a ideia de eternidade , depois cria  Deus pai, criador que tem todos os atributos da permanência , pois, Deus para o homem  é eterno.Assim, surge a ideia do eu, filho de Deus ; eis ao meu ver, a gênese do Eu. O homem cria além do corpo uma entidade , um eu separado , e essa ideia de eu  que é alimentada via pensamento é quem dá vida ao medo do findar .portanto,  a individualidade , a personalidade, são aspecto desta ideia de Eu  e na vida tudo vai girar em torno do Eu. Então esta entidade criada passará a ser o centro de toda existência humana e tudo ocorrerá através deste conceito.Saliento, que o medo  torna-se poderoso por causa do Eu que quer permanecer ,jamais findar , morrer.Todos Eus são formados via pensamento ,memória , assim cada entidade eu forma uma profunda individualidade ,solitude. Na  essência cada Eu vive em profundo isolamento, preso em sua  teia de pensamentos . Tal fato demonstra o imenso abismo que separa cada Eu , assim a primeira e dura verdade é que cada eu constitui-se  em um conjunto  de pensamentos   isolados , assim todo   eu é essencialmente solitário. Sei , que para muitos esta ideia pode parecer um culto ao solipsismo, mas  é uma  verdade existencial profunda,inerente  vida humana.
Portanto,nossas relações são superficiais ,pois,ocorre de forma  superficial , pois mesmo estando fisicamente muito próximo , na intimidade  real efetiva nada existe ,esta característica é responsável pela total  incapacidade do ser humano penetrar na intimidade do outo .Eis, a solidão. Então, onde entra o outro neste processo ?  O  outro só ocorre entre seres auto conscientes , assim o outro é um ser pensante que passa que vive a solidão existencial  e portanto busca através da descoberta do outro uma forma de relação ,intimidade; mas para Sartre tal objetivo só ocorre  com : "Se com efeito,devo ser , com relação ao outro ,à maneira da exterioridade de indiferença , o surgimento ou abolição do outro  não me afetaria mais em meu ser do que o Em-si pode ser afetado pala aparição  ou desaparição de outro Em-si. Por conseguinte , a partir do momento que o outro não pode agir sobre meu ser  por meio do seu ser , o único modo como pode revelar-se  a mim é aparecendo como objeto à minha consciência.Mas, deve-se entender com isso que que devo constituir o outro como unificação que minha espontaneidade a uma diversidade de impressões , ou seja, que sou aquele que constitui  no campo de sua experiência.Portanto o outro  não poderia ser para mim  mais do que uma imagem , ainda que, por outro lado,toda teoria do conhecimento  que erigi procure rejeitar esta noção de imagem;e somente uma testemunha exterior  ao mesmo tempo a sim  mesmo e ao outro poderia comparar a imagem com o modelo e decidir se é verdadeira."  Este texto extraído do livro o Ser e o Nada  demonstra a forma da constituição das relações.  Entretanto para entendermos este texto citado ,primeiro temos que entender o conceito do Em-si para Sartre: O  Em si representa o ente sem auto consciência , portanto silenciado para todo processo de relação. O homem para Sartre é  Para -si, ou seja, elabora via pensamento pensamento a auto consciência , assim fica vidente quando ele demonstra  na impossibilidade de o outro agir sobre meu ser ,então só através da formação de imagem  do outro que poderia ocorrer um processo de relação e efetivamente é isto que ocorre . Quando Sartre salienta a importância da testemunha para a efetiva formação de imagem; logo, surge a pergunta que testemunha seria essa  ? fica evidente que nem eu nem o outro seria está testemunha ,pois, projetaríamos a  nossa imagem , então a única testemunha possível seria Deus. Assim, Deus seria o único recurso para negação da profunda interioridade.Mas, simplificando  é só pensarmos que  o outro é uma imagem mental formada via relações .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios