Heidegger aflirmou: " o homem ao nascer já está pronto para morrer". Ele denominou de "Daisen" de consciência do processo do nascer para morrer. Daisen seria a presença transformadora do ente em ser. Observando a vida sem buscar muletas metafísicas, sem construção utópica de vida eterna, o que se observa é um morrer a cada instante... Assim, cada momento morre, chega ao fim. Nada escapa o processo intenso do findar. Eis um fato incontestável.
No entanto, o homem o único ser possuidor de autoconsciência tem uma imensa capacidade acumulativa, desta forma, ele vai em cada momento realizando um processo de qualificar, ou seja, rotular cada instante. Alguns momentos são prazerosos, denominados de bons, outros são associados a dor. Portanto, o ente humano ao longo da vida vai acumulando imagens através de sua prodigiosa memória. Eis em síntese o viver. Mas, sendo bem realista estas imagens não possuem vida, não existem de fato. Desta forma podemos denominar estas imagens de memória residual. Só isso. Nada mais. Então minhas lembranças são apenas lembranças, algumas são necessárias outras desnecessárias. (Lixos cognitivos).
Assim, observando a pergunta o que se ganha na vida? Avaliando apenas o aspecto existencial fica evidente que o passado não existe de fato, ele existe apenas como memória residual, Já o futuro representa uma possibilidade, algo que pode acontecer, como também pode não acontecer. Jâ o presente pode ser definido como uma passagem do futuro para o passado. Desta forma, a vida é algo inserido na temporalidade portanto algo inserido na dança temporal. Portanto, vida fica mais próxima do processo viver ( eterno suceder...) Como nesta natureza não existe vida para.sempre, visto que, quem nasce já caminha para a morte, não podemos pensar em termos de ganho absoluto, todo ganho passa a ser momentâneo. Não existe Vitória para sempre.Tudo nesta vida termina com o morrer. Nada supera a morte. Estou me referindo para esta vida. Não falo no pós morte, até porque nada sei sobre esse processo. O que se ganha na vida não tenho dúvida, se ganha as horas bem vividas. Se ganha viver bem cada instante, amando as pessoas, se transformando em um instrumento do bem. Saborear cada momento! Jamais acumular lixo, viver o eterno agora buscando a luz espiritual. Nunca permitindo que sentimentos pesonhentos me destrua. Ganho na vida o ter vivido.O resto é especulação.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!