O que ocorre com a relação que mantenho com os entes, o mundo? Como é que tomo consciência das coisas em si ? A fenomenologia busca estudar o saber. Como se dá o perceber. Como tomo consciência, ou seja,qual o processo, que ocorre no apreender o fenômeno...
Portanto, neste ponto é preciso entender o que é consciência? Edmundo Husserl definiu consciência, como: "consciência de alguma coisa". Não existe consciência de nada. Quando percebo estou construindo uma relação sujeito e objeto. Sem o sujeito, (mente cognitiva) o objeto perderia sua finalidade... Eis o cerne da fenomenologia.
A fenomenologia salienta que a relação sujeito (mente pensante) e objeto (as coisas) deve ocorrer de tal forma que a consciência vai em busca das coisas, e, lá compreende sua maneira de ser. Quando olho para uma árvore não coloco a árvore para minha subjetividade, a árvore continua lá, bonita, com todas suas características. Mas, minha consciência vai até ela e, a reconhece. Sartre denominou a consciência não como um eu denso, mas, como um vento que sai em busca das coisas... No seu livro o Ser e o Nada, Sartre denomina a consciência de para- si, algo que vai para as coisas, fora. Logo, consciência não é nada, ela não é densa, porque é sem acumulação, parece Complicado? Mas na prática podemos dizer de forma bem simples: o homem é ciente, capaz de representar tudo,as coisas, inclusive as subjetivas... Sartre denomina de Em - si as coisas, os entes. O Em -si de Sartre é o objeto.( as coisas ).
No entanto não existe um entidade interna cheia de conceitos e, ideias. O que de fato existe é um vazio e, uma capacidade cognitiva, mas quando o homem vê uma casa ele sabe que a casa está lá. (Fora dele, com suas peculiaridades). JIddu Krisnarmurti afirmava: "a palavra não é a coisa". O conceito de casa não é a casa. Portanto, o ente humano de forma, digamos, intuitiva sabe que a coisa em si é o que é. Seja uma coisa, uma atitude, o que de fato importa na fenomenologia é a verdade, o fato.
Assim, no processo fenomenológico busca eliminar os preconceitos, eliminar as ideias preconcebidas permitindo ao ente humano avaliar e apreender o que é não o que deveria ser. Epoche
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