O ente humano é ligado a crendices, dogmas, pois, prefere acreditar que ele foi criado por um Deus que o dotou de "sabedoria", consciência, e deu-lhe o livre arbítrio, liberdade existencial.
Mas a ideia de livre arbítrio, a priori, choca com a ideia determinista, porém, não importa se o homem tem livre arbítrio, ou se o homem é determinado a seguir alguma orientação biológica, seguir alguma orientação divina. Porque, o que importa é que o homem tem liberdade relativa de escolha.(Digo relativa porque o homem não pode escolher não morrer nunca).
Contudo, ao escolher o ente humano tornar-se -á responsável por sua escolha, como defendia Sartre, criador do existencialismo, afirmando que, ("todo ser humano é livre, e por ser livre, todo ente humano tem o direito de escolher, e ao escolher torna-se -á responsável por sua existência ). Nesta abordagem filosófica não existe espaço para vítimismo, coitadismo), ou quaisquer justificativas, porque, cada pessoa é o único responsável por sua existência.
Porém, para a religião cristã o homem foi criado por um Deus transcendental e antropomórfico, que dotou o ente humano, de alguns atributos, como: (Inteligência, corpo, espirito, ou alma, livre arbítrio, etc). No entanto, Deus tem conhecimento prévio das escolhas humanas, apesar de não interferir, Deus pode condenar o homem por toda eternidade. Portanto, este homem ao final de sua existência será julgado, caso suas escolhas sejam positivas, ele será premiado, com uma vida eterna de gozo, (irá para o Céu), enquanto se suas escolhas forem negativas, ele será condenado ao tormento eterno, será expurgado de perto de Deus, irá viver eternamente ao lado do capeta.(no inferno).
Portanto, observando estas visões existenciais saliento que a ideia existencialista é mais justa , mais evidente, pois sei plenamente que todo ente humano é livre, para gerir sua vida. Também sei que o homem devido sua limitação jamais terá conhecimento para desbravar o desconhecido, o imensurável. Assim, a ideia de Deus, passa a ser uma questão de fé.
. Mas, o homem se vê diante o absurdo existencial que o intriga bastante, que é : Qual o sentido da vida se ela termina com a morte? que adianta realizações se tudo vai acabar um dia definitivamente? Tal absurdo existencial fez Sartre declarar: ( "descrever o ser humano como uma paixão inútil."). Sartre afirmava também: ("A vida só tem significado quando atribuímos a ela um sentido, por meio de nossas escolhas, e em pouco tempo a morte vem e acaba com todo este sentido."). Destarte, Sartre neste aspecto demonstra, uma evidente contradição filosófica, pois de um lado deu ao homem todo o poder de se construir, todo o poder de realização existencial. Tal fato realmente dignifica o pensamento sartriano. Mas, por outro lado ele apresenta uma amargura profunda, um pessimismo profundo, pois a vida já surge para ser destruída pela morte. Eis a amargura final do existencialismo sartriano.
Acredito que o ideal seria aproveitar as ideais positivas do existencialismo, como a liberdade de gerir a sua existência, a possibilidade do engradecimento da vida, através do poder de escolha, mas, não aceitar a amargura derrotista, prefiro à alegria da vida, o culto à vida, porque, ela é tudo sem ela nada. Jamais permito que a revolta, o pessimismo, o desespero me atormente. Porque o importante é viver celebrando cada instante.
O poeta Fernando Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade. No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano. Assim, não aceito que o homem seja
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