Eis um sentimento pernicioso, tem um poder viciante fora do comum, a pessoa vítima tem uma baixa autoestima, encontra na auto comiseração uma forma de chamar atenção fazendo com que as pessoas tenham pena dela. No entanto, tal atitude, comportamento é um tiro no pé, porque, para conseguir tal resultado, a "vítima" tem que montar, uma estória dramática, e repetí -la muitas vezes, para que as pessoas fiquem sensibilizadas.
Contudo, o ato de contar a estória triste, plena de sofrimento faz com que esta pessoa coloque o foco em fatos, acontecimentos nefastos; assim, cada dia sua vida vai piorar, porque a energia emocional acumulada é de baixo nível, desta forma vai atrair energias afins e cada vez a infelicidade será uma constante para o viciado em drama. Por conseguinte, o viciado em sofrimento paga um preço muito alto por agarrar o drama, como razão de sua vida.Estas pessoas têm perguntas prontas e durante o dia sempre fazem as mesmas perguntas: por que fulano fez isto comigo ? Por que todo mundo é feliz? Por que só eu fico marcando o passo? Por que tudo que faço sai errado? cada pergunta que o adicto em sofrimento faz a si mesmo força a mente a buscar uma resposta adequada e concernente ao conteúdo perguntado. Portanto a pergunta negativa atrai resposta negativa,além de condicionar a pessoa a aceitar como verdade todas respostas limitadoras. Assim, o caminho mais correto para modificar o quadro é fazer perguntas fortalecedoras, como: O que posso tirar de positivo nesta situação? quais as alternativas corretas? O que ganho ao repetir estas estórias negativas? O que posso realmente mudar nesta situação? saliento que a pergunta correta é fundamental para a construção de uma vida feliz, pois tudo depende da qualidade da pergunta. Porque palavra tem poder. Além de não existir pensamento neutro todo pensamento produz consequências, assim, não se pode esquecer que palavra tem poder.
Todavia uma pessoa "vítima" não torna-se vítima de uma hora para outra, geralmente, tais pessoas são oriundas de lares disfuncionais, lares abusivos, e desde a infância estas pessoas vão assimilando falsas crenças, vergonha tóxica que induzem a criança se achar um erro. Evidentemente estas crenças limitadoras são frutos das palavras cruéis, ofensivas e depreciativas dirigidas a ela como forma de "correção," desta forma os pais desequilibrados no lugar de combaterem o erro combatem a criança. Afirmando constantemente que ela é um erro.
Do exposto fica evidenciado o drama verdadeiro do viciado em sofrimento, porque uma pessoa de energia negativa, solitária,afasta os outros,haja vista, nenhum ser de bom senso gosta de conviver com vítimas.(Eu fujo deste tipo de pessoa,não aguento cinco minutos). Então o que fazer para mudar tal quadro? primeiro é importante mudar o foco, só por hoje, não contar estória de sofrimento, não alimentar autopiedade.Mas,sempre buscar alternativas positivas. Sei que não é fácil, contudo, para encontrar a recuperação tem que ocorrer inexoravelmente a mudança de atitude. Outro aspecto importante é trocar as perguntas enfraquecedoras por perguntas fortalecedoras, pois a mente vai atuar de forma eficiente na busca das respostas das referidas perguntas.
Ademais nesta vida nada é para sempre, aqui tudo é transitório, (prevalece a lei do devir), assim, as alegrias, as tristezas, as infelicidades, e as felicidades não se perpetuam. Logo, ninguém que está sofrendo será sofredor para sempre, da mesma forma nenhuma pessoa será sempre feliz, toda a humanidade com certeza passará pela dor e pela morte,portanto,não super valorize seu drama.Tampouco se agarre a sua felicidade.
Outro aspecto importante é a lei do carma,que afirma peremptoriamente: quem planta fará a colheita, com certeza. Assim, é fundamental a atenção nos atos,omissões para não gerar carma negativo. Minha sugestão é até um sonho negativo não deve ser focado,assim, ao acordar não conte para ninguém deixe-o cair no esquecimento. O mesmo para as criticas recebidas e insultos; pois se não alimentar estes elementos danosos,eles sucumbirão.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!