A vida é um suceder, um devir, pois tudo passa, nada permanece estático. Mas a mente do homem congela os acontecimentos mortos, e guarda como imagem, como algo existente, ou pior ainda anseia o retorno ao passado. Tal fato é impossível, porque a infinitesimal partícula do agora denominada instante é uma constante passagem. Portanto, No entanto, a vida ocorre e termina neste minúsculo ponto! Assim, o importante é que neste ponto, quando a vida surge a morte sai e quando a vida sai a mortechega. Assim, segundo Epicuro,"vida e morte jamais se encontrarão".
Contudo, o homem é o único ente que possui um ser auto consciente mas tal fato o torna um ser medroso, ansioso, uma vez que, ele quer viver para sempre, quer permanecer, assim tudo em sua existência gira em torno do morrer, do viver. Mas, como afirmou Rousseau : "O Homem é diferente do bicho, do animal, pois gato é gato durante toda sua existência, sua vida é determinada por uma lógica instintiva, assim ocorre com todos animais; porém o homem é um Ser que tem plena possibilidade de crescimento, de aperfeiçoamento"... Não existe esta determinação instintiva, porque o ente humano é auto é um ser com capacidade cognitiva é ciente sabe que existe, mas que um dia deixará de existir. Tal fato não ocorre com os animais dito irracionais. Portanto, seu gato não está preocupado com sua morte.
Portanto, devido a esta capacidade de auto consciência, o ente humano convive com um medo existencial profundo, denominado de medo raiz, que é o medo do morrer; tal fato é o responsável pelo surgimento das religiões organizadas, das teologias, que elaboraram sistemas, filosofias criacionistas que colocam Deus como o criador do universo e portanto criador do homem. Nesta visão Deus escolhe o homem como centro do universo, pois tudo foi criado para servir ao homem. Mas, devido a morte, este sistema elaborou dogmas criacionistas que explicam a relação entre esta vida e morte da seguinte maneira: "Pelo pecado o homem recebeu como castigo de Deus, a morte . Mas, Deus permitiu ao homem uma possibilidade de recuperação através de um vida "justa", neste caso o homem redimido seria absolvido e receberia como prêmio : A vida eterna".
Ademais, esta visão além de resolver a problemática da morte , controla o homem através da culpa e do medo da condenação eterna. Mas a vida é tudo sem ela nada, desta forma o importante mesmo é a pessoa compreender que ele não precisa de acreditar em um Deus antropomórfico, céu, inferno, rituais, autoridades religiosas, porque o importante é a pessoa compreender que a vida é para ser celebrada acolhida e com certeza a celebração da vida preencherá o ente humano de uma energia maravilhosa formando uma áurea de uma excelente qualidade.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!