Para pensar !
A conciência e o EU !
Sartre em seu livro o Ser e o Nada define a a consciência como Para-si , tal dimensão para ele representa uma semelhança ao nada . Pois ,o para-si apesar de existir , não permiti uma interação real no agora . Assim, os pensamentos que compõem parte da consciência, podem representar situações vivenciadas apenas no pretérito ; desta forma fica impossibilitado toda comunicação e interação agora. Mas , Sartre em seu primeiro trabalho filosófico salienta que existe dois tipo de consciência : Consciência de primeiro grau ,ou irrefletida e consciência refletida . Assim a consciência irrefletida ocorre geralmente no instante ,representa : resposta, atos , que são realizados sem uma ponderação , uma reflexão da execução e da ação . Enquanto a consciência refletida é uma afirmação do cogito cartesiano.Nesta consciência é possível a ponderação. Portanto, o eu como a unificação da consciência como bem demonstra Sartre só poderá ocorrer na consciência reflexiva jamais na consciência de primeiro grau, como poderemos constatar neste texto extraído do livro, A transcendência do Ego, página 25: " No eu "penso" há um Eu que pensa.Chegamos aqui ao EU em sua pureza e é exatamente do cogito que uma "Egologia" deve partir. O fato que pode servir de partida é,portanto o seguinte : cada vez que nós apreendemos nosso pensamento ,seja por uma intuição imediata ,seja por uma intuição apoiada na memória , nós apreendemos um Eu que é o Eu do pensamento apreendido e que se dá , além disso, como transcendente a esse pensamento e a todos os outros pensamentos possíveis . Se, por exemplo , eu quero recordar determinada paisagem percebida no trem, ontem, é-me possível fazer retornar a recordação dessa paisagem enquanto tal, mas eu posso lembrar-me também que eu via essa paisagem. é o que Hursserl denomina ,na Consciência interna do tempo, a possibilidade de refletir na recordação. Dito de outra forma , eu posso sempre operar uma rememoração qualquer sobre o modo pessoal e o Eu aparece imediatamente." Mas , em outra parte do livro Sartre salienta: "Uma vez , portanto,que todas as recordações não reflexivas da consciência sem mim , e como, por outro lado as considerações teóricas baseadas na intuição de essência da consciência nos obrigam a reconhecer que o eu não podia fazer parte da estrutura interna das " Erlebnissen" , só nos resta concluir que : não existe Eu sobre o plano irrefletido.Quando corro para pegar um ônibus, quando eu olho as horas , quando me absorvo contemplando um retrato,ali não há um Eu.O que há é consciência do ônibus que devo pegar". Portanto , como vemos Sartre é claro ao dividir a mente reflexiva e a mente irrefletida demonstrando o eu como condição inerente a mente reflexiva , tal pensamento guarda em seu bojo uma semelhança com o pensamento de Jiddu Krisnamurti , que defini o Eu,como: "Um feixe de memórias".Ou seja , pensamentos ,vivências recordadas , mas tal recordação é oriunda da mente reflexiva que se auto examina. Mas qual a relação da consciência com a formação do Eu? Primeiro é importante entendermos que o ente , homem, é um ser auto consciente, que tem a capacidade de gerar pensamentos , e que tais pensamentos na prática têm um imenso poder de gerar uma estrutura por trás do ente , tal estrutura é denominado de : Eu, Ego, e até mesmo Super ego Freudiano. Pois , geralmente a pessoa torna-se o que pensa , o que acredita ser . Ademais, se observarmos os animais ditos irracionais , chegamos logo a conclusão que eles não têm Eu, muito menos ego. Porque são inconscientes de sua própria existência . Desta forma , fica evidenciado ,a nosso ver , que consciência,pensamentos, mente reflexiva , são catalizadores da formação da consciência Eu. Mas, tal fato fica mais evidenciado quando observamos pessoas com o mal de Alzheimer,pois em sua fase terminal a pessoa perde todas associações rememorativas importantes e desta maneira a consciência é totalmente destruída , restando apenas um corpo vazio , sem alma , sem Deus, sem memórias afetivas, sem memórias técnicas, sem memórias de auto consciência . Portanto tal exemplo é incontestável de que deve haver um elo bem forte entre consciência e Eu.
A conciência e o EU !
Sartre em seu livro o Ser e o Nada define a a consciência como Para-si , tal dimensão para ele representa uma semelhança ao nada . Pois ,o para-si apesar de existir , não permiti uma interação real no agora . Assim, os pensamentos que compõem parte da consciência, podem representar situações vivenciadas apenas no pretérito ; desta forma fica impossibilitado toda comunicação e interação agora. Mas , Sartre em seu primeiro trabalho filosófico salienta que existe dois tipo de consciência : Consciência de primeiro grau ,ou irrefletida e consciência refletida . Assim a consciência irrefletida ocorre geralmente no instante ,representa : resposta, atos , que são realizados sem uma ponderação , uma reflexão da execução e da ação . Enquanto a consciência refletida é uma afirmação do cogito cartesiano.Nesta consciência é possível a ponderação. Portanto, o eu como a unificação da consciência como bem demonstra Sartre só poderá ocorrer na consciência reflexiva jamais na consciência de primeiro grau, como poderemos constatar neste texto extraído do livro, A transcendência do Ego, página 25: " No eu "penso" há um Eu que pensa.Chegamos aqui ao EU em sua pureza e é exatamente do cogito que uma "Egologia" deve partir. O fato que pode servir de partida é,portanto o seguinte : cada vez que nós apreendemos nosso pensamento ,seja por uma intuição imediata ,seja por uma intuição apoiada na memória , nós apreendemos um Eu que é o Eu do pensamento apreendido e que se dá , além disso, como transcendente a esse pensamento e a todos os outros pensamentos possíveis . Se, por exemplo , eu quero recordar determinada paisagem percebida no trem, ontem, é-me possível fazer retornar a recordação dessa paisagem enquanto tal, mas eu posso lembrar-me também que eu via essa paisagem. é o que Hursserl denomina ,na Consciência interna do tempo, a possibilidade de refletir na recordação. Dito de outra forma , eu posso sempre operar uma rememoração qualquer sobre o modo pessoal e o Eu aparece imediatamente." Mas , em outra parte do livro Sartre salienta: "Uma vez , portanto,que todas as recordações não reflexivas da consciência sem mim , e como, por outro lado as considerações teóricas baseadas na intuição de essência da consciência nos obrigam a reconhecer que o eu não podia fazer parte da estrutura interna das " Erlebnissen" , só nos resta concluir que : não existe Eu sobre o plano irrefletido.Quando corro para pegar um ônibus, quando eu olho as horas , quando me absorvo contemplando um retrato,ali não há um Eu.O que há é consciência do ônibus que devo pegar". Portanto , como vemos Sartre é claro ao dividir a mente reflexiva e a mente irrefletida demonstrando o eu como condição inerente a mente reflexiva , tal pensamento guarda em seu bojo uma semelhança com o pensamento de Jiddu Krisnamurti , que defini o Eu,como: "Um feixe de memórias".Ou seja , pensamentos ,vivências recordadas , mas tal recordação é oriunda da mente reflexiva que se auto examina. Mas qual a relação da consciência com a formação do Eu? Primeiro é importante entendermos que o ente , homem, é um ser auto consciente, que tem a capacidade de gerar pensamentos , e que tais pensamentos na prática têm um imenso poder de gerar uma estrutura por trás do ente , tal estrutura é denominado de : Eu, Ego, e até mesmo Super ego Freudiano. Pois , geralmente a pessoa torna-se o que pensa , o que acredita ser . Ademais, se observarmos os animais ditos irracionais , chegamos logo a conclusão que eles não têm Eu, muito menos ego. Porque são inconscientes de sua própria existência . Desta forma , fica evidenciado ,a nosso ver , que consciência,pensamentos, mente reflexiva , são catalizadores da formação da consciência Eu. Mas, tal fato fica mais evidenciado quando observamos pessoas com o mal de Alzheimer,pois em sua fase terminal a pessoa perde todas associações rememorativas importantes e desta maneira a consciência é totalmente destruída , restando apenas um corpo vazio , sem alma , sem Deus, sem memórias afetivas, sem memórias técnicas, sem memórias de auto consciência . Portanto tal exemplo é incontestável de que deve haver um elo bem forte entre consciência e Eu.
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