Pular para o conteúdo principal

A síndrome do dedo podre, será que existe?

Para Pensar!
A síndrome do dedo podre, será que existe?
          A síndrome do dedo podre salienta dois aspectos:Existe um tipo de Pessoa que só se apaixona pela  pessoa errada , pessoa complicada,  Pessoa que não se acha merecedora da felicidade.
          Pessoa que só se interessa pela pessoa complicada: para este tipo de pessoa uma pessoa saudável, equilibrada, metódica é insípidas não existe a menor possibilidade de acontecer a química,ter tesão.Por que acontece tal atração mórbida? acontece com pessoa de baixa estima, que se acha incompleta, portanto, aspira um salvador para completá-la, mas acaba atraíndo pessoas incompletas que estão buscando alguém para completá-la é uma espécie de atração fatal. Assim,fica evidenciado que tal tipo de pessoa não tem liberdade de escolha,haja vista,as crenças arraigadas desde a infância controlam a vida desta pessoa,favorecendo o aparecimento da síndrome do dedo podre, que condiciona a escolha a um tipo de pessoa ,só muda a embalagem!
          Pessoas que não se acham merecedoras: são pessoas com imenso sentimento de culpa, acredito que tal sentimento de culpa seja fruto de um processo educacional distorcido ,onde foi transmitido culpa pelos :pais, cuidadores, irmãos,pela própria pessoa .Portanto,ao tornar-se adulto este tipo de pessoa atrairá pessoas cruéis,pessoas agressivas , talvez como forma de  punição.Saliento que existe tais pessoas.
        No entanto,o   importante é a compreensão que tal síndrome pode ocorrer tanto em homens, como em mulheres das diversas faixas etárias, social ,grau de instrução,pois tal problema atinge pessoas.
           Entretanto ,hoje já se sabe que pessoas com estas características são diagnosticadas como codependentes.Os codependentes, geralmente habitam em lares disfuncionais,que preponderam abusos físicos, sexuais, emocionais,etc.Porém, existe o CODA Codependentes anônimos que utiliza os doze passos como um eficaz instrumento de recuperação, além dos processos: da troca de experiências, e ajuda mútua.Tais grupos têm conseguido excelentes resultados na recuperação dos codependentes, e por extensão da síndrome do dedo podre. Carências afetivas podem também precipitar escolhas erradas, que podem desembocar em relacionamentos disfuncionais, abusivos, que  com certeza terão um fim com imensos problemas,podendo até ser  trágico.
          Assim,afirmo que existe tal síndrome, e ao longo da minha vida conheci pessoas, homens e mulheres que só escolhiam errado.Poe exemplo, um amigo casou-se quatro vezes ,mas,nos quatro relacionamentos houve adultério por parte da mulher; Conheci mulheres que só atraiam homens dominadores,misóginos,homens violentos,etc.
          O processo  de recuperação pode ocorrer,requer muita boa vontade, além de algumas medidas: Entrar em abstinência  total, nada de relacionamentos; participar de grupos dos doze passos, preferencialmente do coda;  Evitar os velhos hábitos; viver apenas o dia de hoje, o agora; se possível escrever um diario, salientando todas escolhas erradas ,etc.Mas é fundamental compreender  que tudo nada vida tem um preço a pagar .


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios