Pular para o conteúdo principal

Minhas Regras de Vida!

     Acredito que toda pessoa  tem uma filosofia de vida, apesar que a maioria das pessoas  nada sabe sobre filosofia. A filosofia de vida pode ser positiva, forte,  realizadora ou negativa. Eis o porquê do sucesso de alguns e do retumbante fracasso de outros.
     Kant em seu magnífico trabalho, o que é o iluminismo afirmou: "que menor idade significa viver através  da tutela de  outro. Seguir a orientação  de outrem". Portanto,  o importante é o homem  avaliar cada situação e tomar sua decisão, por que mesmo que o homem  conheça o pensamento de todos filósofos, assim mesmo,  andará na escuridão, caso seja apenas um seguidor.
     No entanto,  para elaborar uma filosofia de vida se faz necessário, elaborar perguntas,como:  Quais os meus valores?  qual  a prioridade de minha vida? O que sou capaz de fazer para realizar meus objetivos de vida? Diante das dificuldades como agirei? Como proceder diante da imposição dos outros? Eis algumas perguntas, contudo,  cada pessoa deve elaborar sua  relação de perguntas, porque, autoconhecimento só surge com perguntas bem elaboradas e respostas bem pensadas.
    Atualmente tenho minha filosofia de vida, mas anteriormente, queria agradar as pessoas; acabava desagradando a todos, principalmente a mim mesmo. Posto que, as vezes,  eu me submetia a situações que não queria, apenas para ser agradável. No entanto após muitos dissabores formei minha filosofia de vida, ela é minha regra pessoal  é minha filosofia de vida. Ela é minha bússola, meu farol, e quando me surpreendo negando tais princípios, paro, observo e cuidadosamente procuro retomar o caminho delineado em minha filosofia de vida. Eis, a síntese de minha filosofia: não seguirei nenhuma religião; viverei de forma espiritual; serei o protagonista da minha vida; viverei cada instante, saboreando-o, com atenção; não me apegarei ao passado, deixo - o ir para  inexistência; jamais me utilizarei da maledicência;entre agradar aos outros ou a mim mesmo, procuro agradar primeiro a mim;não participarei, não compactuarei daquilo que não concordo; procurarei sempre não controlar  ou abusar pessoas e nem permitirei que façam comigo; quando estou nervoso, afobado, procuro saír para não tomar ser  agressivo, por que  sei que sou pavio  curto; entre o caminho mais fácil e mais difícil sempre buscarei o mais difícil, porque o caminho mais fácil para mim é sempre errado.
    

Comentários

  1. Todos aqueles que tiveram um "Divisor de águas" em suas vidas, adotaram um principio existencial, comigo também não foi diferente, é claro que as religiões desde cedo estavam fora de cogitação, pois todos aqueles que já ultrapassaram a fase dos instintos primários sabem que a maioria das religiões são superficiais e simplórias, e indiferentes á evolução espiritual, o que na minha concepção é o motivo da existência humana, na fase primária nós trabalhamos exatamente os fatores negativos, com relação ao "Pavio curto"se eu não tivesse, á muito custo, adotado o controle, eu já teria desgraçado minha vida á muito tempo, mas eu diria que ao atravessar a fase primária, muitas coisas vêm aparentemente fácil, mas na verdade é o resultado de todo o trabalho anterior,isso porque o processo da experiência humana é linear e inter-relacional...

    ResponderExcluir
  2. Amigo Luiz Lima ageadeço sua participação, concordo com seu comentário. Está plenamente correto. Demonstra que você é um ser no caminho espiritual e há ultrapassou os dogmas e práticas religiosas.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Luiz Lima ageadeço sua participação, concordo com seu comentário. Está plenamente correto. Demonstra que você é um ser no caminho espiritual e há ultrapassou os dogmas e práticas religiosas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios