Todo desejo acontece através através dos sentidos. Assim, o homem vê um belo carro, sente uma sensação prazerosa, imagina-se dirigindo este carro. Quando é possivel observar o carro bem de perto, tocar no Veiculo, entrar e dirigir. Neste momento o desejo vai crescendo, agiganta-se tomando conta. Então, explode! Desperta uma vontade que induzirá duas atitudes. A primeira comprar o carro, caso tenha condição. A segunda ficar com raiva, frustrado, com inveja sentindo-se o pior dos homens.(todo desejo acontece através de uma percepção dos sentidos). O desejo gera um anseio obstinado,se não realizado causa dor emocional. Não é atoa que os estoicos afirmavam: " quanto mais desejo mais sofrimento".
Portanto, a não realização de um desejo causa dor, causa tristeza, angústia,dor emocional, gerando muita frustração... Visto que, a frustração vai sendo alimentada através da não realização do desejo. Por que existe dois fatores decisivos para vida humana, prazer e dor. O homem busca o prazer e foge da dor. Assim, aprender com o desejo, não permitir que ele influencie seu humor é o caminho para uma vida melhor. Mas como viver neste mundo e não desejar? Impossível. Assim o importante não é eliminar o desejo, sim matá-lo de inanição, neutralizá-lo, sem luta, sem força de vontade, sem a força do ego. Porque lutar contra um desejo só faz crescer o desejo.No entanto, para neutralizá -lo se faz necessário uma atenção a cada segundo de sua existência. Atenção, pois a desatenção gera inconsciência e por consequência aumenta o desejo, amplia muito o sofrimento.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!