Pular para o conteúdo principal

Criticar ou Não?

      Tem quem divida a crítica em positiva e, destrutiva. Também tem       quem diga que aquela pessoa que     concorda com tudo,  que nunca faz uma        observação contrária                      não é de fato amiga.  Portanto,            vamos analisar a crítica e seus      efeitos nas relações interpessoais. Contudo, antes é fundamental saber: "o que as pessoas mais querem é ter razão"... Dalle              Carnagie em seu livro como fazer                 amigos e influenciar pessoas salientou:            " No corredor da morte, nos Estados Unidos,     todos presos, com muita periculosidade,                 não reconheciam  seus crimes, eles  acreditavam  que não podiam ter agido de forma diferente".
        Crítica capacidade de discernir,   julgar, avaliar pessoas, obra de arte,          literária, filosófica, etc.          Não vou falar sobre esta crítica referente          alguma produção artística, literária,     ou                  filosófica, vou falar sobre   crítica a pessoas.    Em toda crítica se observa dois     agentes,    o criticador, e, o criticado. Quando  uma pessoa critica        outra pode ter  ocorrido uma das  situações:       1)  Inveja.   2 )Projeção 3)                  invasão de limite. 4) Maledicência. 5) Pretensão de ajudar.
         Inveja    é um    sentimento inferior, posto que é  um pronto          reconhecimento de incapacidade.                  Ela  é a certeza da  carência   pessoal.                        A inveja é consequência da comparação que mostra   a efetiva superioridade do outro. Assim, a raiva,  fruto da não aceitação     da provável inferioridade produz inveja       que efetua a crítica.      No entanto, este processo é bem subjetivo, e,          muita vezes encontra -se encoberto pelo o            processo de má fé, ( mentir para si).                 Nunca esquecer: "ninguém            chuta cachorro morto"!  O sentimento de                inveja é inerente ao homem.            A bíblia narra a inveja de Caim que        não      satisfeito, matou Abel, seu irmão, (a crítica pela a inveja é  o mesmo processo de Caim).
            Projeção - o homem é um ser que sabe sobre si, e os outros. Assim, este saber permite o pronto reconhecimento de um defeito. Mas, ao saber sobre o grave defeito surge a culpa. A culpa queima, provoca dor, então, para se livrar da culpa, o culpado projeta em outro ser (bode expiatório) seu defeito, ficando momentaneamente livre da culpa. Freud denominou tal processo de projeção.
          Invasão de Limite -    quando uma pessoa dá um conselho, sugestão, faz uma crítica não solicitada está invadindo o limite do outro. Mas o que é limite? Limite é a fronteira da pessoa, todo limite demonstra a separação do outro (onde um termina e o outro começa).    O limite pode ser físico, emocional,       intelectual, afetivo. Cuidado para não     desrespeitar  limite do outro.Só faça Algo,        quando
solicitado ou após perguntar posso fazer  isso ...
         Maledicência  -   falar do outro, ou propagar boatos, na linguagem popular,  fofocar.  Mas o pior da maledicência é que ela representa a morte do caráter e da dignidade.  O maleficente atira pedra em qualquer um,  posto que, o fofoqueiro  tem o péssimo hábito falar mal do outro, portanto para ele é fácil jogar pedra na vidraça alheia.
          Pretensão de ajudar - a má fé é a maneira de camuflar um comportamento inadequado. Desta forma uma pessoa critica a outra, mas sempre está afirmando estou falando para lhe ajudar.Contudo, na intimidade mais profunda existe uma raiva escondida que é o real motivo da crítica.
        Ademais, nenhuma crítica possibilita o transformação do outro. Pelo contrário desperta ressentimento que pode perdurar por  muito anos. Logo se a crítica não tem o poder de transformar o outro, por quê  criticar?  Fica evidente que toda critica é inócua, não serve para muita coisa, então antes de criticar alguém, primeiro pergunte, eu gostaria de receber tal crítica? Estarei ajudando criticando está pessoa? Qual a melhor maneira de ajudá-la ? Com certeza opções melhores aparecerão. No livro viver sóbrio tem uma sugestão maravilhosa: " antes de criticar uma pessoa, ande uma milha com os sapatos dela".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios