Pular para o conteúdo principal

Crenças Autodestrutivas!

    Crenças são "verdades" internalizadas. Tais convicções são induzidas pelos pais, cuidadores, pela sociedade. Quando negativas estas crenças  prejudicam muito quem as interioriza. Posto que elas induzem a autossabotagem.
     As crenças audestrutivas podem ser de desamparo, desamor, desvalor. Desamparo - a pessoa acredita que não é  merecedora de amor, por isso foi rejeitada, e, será rejeitada... Esta pessoa terá um medo permanente do abandono. Então esta pessoa utilizará artimanhas de manipulação, ora sendo boazinha, ora se fazendo de necessária para que o outro jamais a abandone. No entanto o menor  sinal de rejeição causa um pânico, gera uma angústia exagerada. Assim é de fundamental  Importância o amplo  entendimento sobre as crenças de desamparo, desamor e desvalor, visto que só transcende quem conhece, e,  elas têm características parecidas, logo quando uma existir as outras também existirão. (O pacote é completo!).
     Desamor - a criança que não recebeu amor na hora certa e na intensidade certa, com certeza construirá uma forte crença de desamor, por conseguinte também de desvalor. Posto que esta pessoa está nutrindo uma criança ferida em sua subjetividade, uma criança medrosa e bastante raivosa! Assim esta criança abusada, negligenciada passa a acreditar que ela é um erro, desta forma crescerá nela uma vergonha tóxica e por consequência uma severa codependência.(necessidade do outro para completá -  la). Um ente humano acometido da crença do desamor poderá ser um ser medroso, dependente de pessoas, enfim um mendigo de afeto, ou ele  usando um vieis compensatório se transformar em um empreendedor, um ser vitorioso, haja a vista,  só assim ele será amado. Os dois caminhos citados demonstram que tal pessoa tem uma estima fragilizada, portanto só mendigando ou sendo vtroriosa que  ela
será amada, não se acha merecedora de ser amada de forma incondicional. Desta forma ela estâ  usando a estima alheia (estima fora do self).
    Desvalor - a pessoa acredita que não vale muita coisa. Tal comportamento foi adquirido com certeza através de constantes abusos verbais, onde pai,mãe, cuidadores de forma agresiva afirmam:" este menino(a) não sabe de nada, tudo que faz é errado; não tem jeito pau que nasce torto morre torto...". Uma criança ouvindo palavras tão duras sobre si de pessoas significativas passará a acreditar que não vale muita coisa, e,durante toda sua vida vai se considerar um ser inferior.
      No entanto, o ente humano apesar de não poder deletar suas experiências, pode resignificar suas falsas crenças criando contextos melhores e por consequência melhorar bastante sua vida. Deepak Chopra em seu livro efeito sombra afirmou: " o lado obscuro de uma pessoa criará um falso eu , e, causará bastante sofrimento." Só o autoconhecimento permite uma recuperação destas crenças.

     
      

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios