Pular para o conteúdo principal

O Suave Caminho Dos Doze Passos!

        O programa de  doze passos  é  utilizado na  recuperação das compulsões, dos vícios de ingestão ou vício de atividade.( obtendo resultados extraordinários e permanentes) São milhões de pessoas no mundo se recuperando, encontrando uma nova maneira de viver. Mas suave por quê? Porque os doze passos representam o  programa da não luta. Força de vontade nem pensar! Aqui tudo começa com aceitação ou rendição.Portanto sem conflito ou vir a ser,visto que tudo começa com o que é.
       Os doze passos programa espiritual utilizado por alcoólicos anônimos, ( uma associação mundial de recuperação de alcoólicos). Este movimento surgiu nos Estados Unidos em 10 de junho de 1935, atualmente funciona com sucesso em mais de 180 países. Sabemos também que este movimento foi fundado por Bill  W ( corretor da bolsa de valores) e o Dr Bob ( médico cirurgião) ambos em fase terminal do alcoolismo. Ainda sabemos que os doze passos em sua forma inicial estavam contido nas seis etapas do  grupo oxford (grupo religioso, também denominado de movimento de reavivamento moral, existiu na década  de trinta do século passado).
    Bill W no início de alcoólicos anônimos ampliou  as seis etapas do grupo oxford nos doze passos, hoje utilizados por milhões de pessoas para recuperar as mais diversas compulsões. Mas o que  proporcionam  os doze passos a quem o pratica?  O programa dos doze passos permite  ao  dependente liberdade, autoconhecimento, além de melhorar sua vida emocional. Por consequência  suas relações com outras pessoas, superação da angústia, depressão e acima de tudo recuperação das e adições, dependências, Ufa! Que bom! São dádivas maravilhosas...
     "O primeiro passo: "admitir a derrota  total diante a  compulsão, admitir que perdeu o domínio sobre sua vida". Nada de bom ocorre ao  dependente sem sua  convicta admissão da derrota total. Por quê?  Porque só quem chegou ao fundo do poço estará disposto a tomar as medidas necessárias... Segundo a Dra Elizabeth Klüb Rossi para uma pessoa aceitar qualquer coisa tem que passar internamente por quatro etapas:negação,raiva, negociação, tristeza.
Negação é o núcleo das doenças compulsivas, tem dependente que morre sem vencer a negação. Mas, após muita decepção, sofrimento  o dependente poderá adentrar ao segundo estágio raiva. Surge muita raiva! Ele sente o peso da compulsão, agora  sabe que está preso a uma compulsão. Depois da raiva  busca negociar consigo mesmo estipulando metas, prazos, condições para superar sua obsessão. No entanto mesmo negociando o dependente continua preso à sua compulsão. Então surge a tristeza, o último estágio, após a tristeza o adicto está preparado para aceitar e praticar o primeiro passo.
      "O segundo passo diz: "viemos acreditar que um poder superior a nós mesmos  poderia devolver-nos a sanidade". Verbo no passado define um ato  já concluso. Uma ação no passado não pode ser modificada. Outro aspecto é reconhecimento ( que significa conhecer de novo ) a insanidade. Nada de eufemismo, a pura realidade ( a mente insana) e, a incapacidade da mudança deste quadro de  insanidade.Desta forma, só um Deus amoroso poderia transformar a insanidade em sanidade. Portanto  no segundo passo ocorre a grande metamorfose (insanidade em sanidade). Neste passo como no primeiro foi necessário apenas fé e aceitação. O que proporciona este passo? Melhora a humildade, além de  permitir uma purificação da mente, eliminando o caos mental que deixa o homem preso a pensamentos invasores.
     "Terceiro passo:" decidimos entregar nossa vida e nossa vontade  a Deus da forma que concebemos".  Neste passo acontece a ação de entregar nossa vida e vontade, a Deus. Quem entrega solta, desprende - se, não se preocupa mais. Assim, deixa de sofrer. Quem prática o terceiro passo supera a prisão do egocentrismo, logo viverá livre dos medos ansiedades, tormentas emocionais, e, preocupações sobre a vida,sobre o amanhã,etc.
     "O quarto "fizemos um minucioso e destemido inventário moral". Os termos chaves são minucioso e destemido. Minucioso significa "cheio de detalhes, dos mínimos pormenores, circunstanciado, detalhado". Portanto, o inventário moral deve ser bem detalhado, logo deve ser realizado com bastante calma, no entanto, quando se faz um exame da subjetividade, quando se faz  um autoexame geralmente o medo e orgulho se manifestam  por isso tal exame deve ser realizado com destemor.O que a pessoa ganha com a prática do quarto passo? Auto conhecimento.(conhecimento sobre suas qualidades, e, seus defeitos). Tal conhecimento é fundamental visto que quem não se conhece se torna uma presa fácil para o medo e a ansiedade.
    "Quinto passo - Admitimos perante Deus, perante nós mesmos, perante outro ser humano a natureza exata de nossas falhas". Existe um dito que diz: "quanto mais segredo mais doença". O quinto passo permite a pessoa fugir do isolamento. Evita também a má  fé ( autoengano) até por em assuntos espirituais andar sozinho é perigoso. Quem pratica o quinto passo elimina a sensação de isolamento, ideias depreciativas, culpa baixa autoestima. Bill W nos garante que: " sobriedade emocional só ocorre após a prática do quinto passo.Eis um excelente motivo para se buscar praticar este passo.
     "Sexto Passo "Prontificamos-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter". A palavra chave é Prontificamos-nos, que significa ​está pronto sem restrição, de forma incondicional para que Deus remova todosos nossos defeitos de caráter. Não é  fácil posto que muitos defeitos ainda são desejados. Este passo separa os adultos dos adolescentes, porque uma pessoa que se auto examina já demonstra um bom grau de maturidade. Contudo este passo não poderá ser feito de uma vez, pode ser feito aos poucos  gradativamente.( só o primeiro passo que deve se feito cem porcento).O que a pessoa ganha com a prática do sexto passo? Maturidade, superação do orgulho, capacidade de superação.(Viver sem culpa).
     "Sétimo Passo -  " Humildemente  rogamos a Deus que nos livre de nossas imperfeições." Humildade segundo Bill W é o pronto reconhecimento do que se é. O humilde vê a verdade sobre si e os outros, sem defesas, angústias, racionalizações,  sem vir a ser, ou má fé. Portanto sem conflito. O sétimo passo denominado passo da humidade, é a certeza plena do homem de suas imperfeições, e, de sua inoperância  para superar estas imperfeições, então este ser imperfeito que sabe sobre sua imperfeição  pede a Deus para livrá -lo destas  imperfeições.  Neste passo o homem já caminhou bastante na suave estrada dos doze passos.Estrada sem luta ou conflito.
    "Oitavo Passo "Fizemos uma lista de todas as pessoas que causamos danos." Neste passo começa o inventário das relações".  Agora o olhar meticuloso se volta para cada relação passada e atual buscando avaliar os danos causados em cada relação. Aqui  também é importante toda imparcialidade possível, nada de justificativas, muito menos desculpas. (Contudo é importante  definir dano para melhorar o  entendimento sobre  sobre o oitavo passo). Assim, dano é qualquer prejuizo causado a outra pessoa. Este prejuízo  pode ser físico, emocional, monetário, etc. Neste passo não  leva em conta os danos que os outros  nos causaram, uma vez que o inventário é nosso. Portanto fazer uma boa lista já é  suficiente para melhorar  vida emocional. Porque a culpa gera muita dor emocional. Este passo é nosso jamais do outro.
    "Nono Passo  "Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem" - Reparar
significa pagar o prejuízo. Não significa mero pedido de desculpas. Na relação de danos causados tem alguns que são  irreparáveis ou porque a vítima já não mais existe ou porque o ato de reparar causa um mal muito maior. Então o que fazer? Aceite a impossibilidade de reparar este dano, para compensar o mal realizado faça atos de bondade para com os outros. Mude sua sintonia Para ondas mais positivas, aprenda,e, pratique o autoperdão. A prática do oitavo ec do nono passo elimina a culpa que queima.
     "10 Passo - ”Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.” O décimo passo é um inventário diário ou do fim de cada jornada. Examinar cada dia com honestidade, e, quando estava errado admitir prontamente, sem transferir responsabilidade ou projetar defeitos. Neste passo é sugerido também inventário relâmpago feito em situações estressantes. Este passo representa a manutenção do autoconhecimento. Portanto é fundamental para uma vida de qualidade. Visa manter a casa limpa, não permitindo que  o caos emocional de instale. O quarto e o quinto passo faz valer a máxima de Sócrates: " uma vida não examinada não merece ser vivida".
     "11   Passo  -  Procuramos, através da oração e da meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, pedindo apenas para conhecer a Sua vontade para nossas vidas e forças para realizá-la".  Oração e meditação canais para uma vida espiritual. Importante  entender que oração  não é  pedir que Deus resolva todas dificuldades de nossa vida e dos outros ... Tampouco um meio de resolver  nossa carência, nosso buraco negro. O  passo 11 sugere que a melhor oração  deveria apenas solicitar: " buscar a vontade de Deus e força para realizar esta    vontade. Já a meditação possibilita que a minha relação  com Deus seja consciente,  não fanatizada. Com o passo 11 se concretiza um real despertar espiritual transformando a maneira de pensar, a maneira de sentir, propiciando uma nova  maneira de agir.
      "12 Passo -  Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes Passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades". William  James definiu despertar espiritual  como: "uma nova maneira de sentir, uma nova maneira de pensar e, uma nova maneira de agir". Uma verdadeira conversão. Uma libertação das obsessões, das dependências proporcionando ao homem uma vida de qualidade. No entanto a mente negativa do ente humano poderá gritar: muito difícil, não consigo! Calma! Calma! Não é preciso praticar estes passos de uma só vez.Apenas o primeiro deverá ser praticado de forma integral, os demais poderão ser  feitos aos poucos. Que bom! Ninguém  l virar santo da noite para o dia. O despertar espiritual aniquila a camiscaa de força do egocentrismo,assim, permitindo ao dependente compreender  o verdadeiro sentido  da palavra  liberdade  e, alegria do dá sem interesse sem buscar algo em troca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios