Por que, quando uma pessoa afirma que não acredita em Deus, as pessoas ficam ofendidas, indignadas? Por que uma atitude de foro íntimo tem o poder de afetar os outros? Será que a falta de fé de uma pessoa tem o poder de enfraquecer as convicções das outras? Acredito que fé em Deus e, na existência de um mundo pós-morte são idéias de Platão que afirmava: "este mundo é o mundo das sombras. O outro é o mundo perfeito permanente ( mundo das ideias) onde só existe o ser. O cristianismo utilizou estas ideias criando o céu e inferno, assim demonstrando que após a morte os "bons” irão para o céu e os maus para o inferno.(Não foi atoa que o cristianismo foi denominado de platonismo do povo). Assim além da devoção a religião conseguiu o controle do homem.
Baruch Espinosa negou a existência de um Deus transcendental. Espinosa acreditava que Deus estava presente em todas as coisas, Deus era a natureza. Deus não é uma pessoa. Devido está forma de pensar Espinosa foi considerado mil vezes maldito, e, foi excomungado do judaísmo.
Kant negou qualquer possibilidade do ente humano desbravar o imponderável. Kant salientou que as provas ontológicas, cosmológicas sobre a existência de um Deus não merecem crédito. Posto que nestas questões só a fé pode ser usada. Nada mais. Neste aspecto kant destruiu a metafísica.
Nietzsche também combateu esta ideia. Nietzsche denominou de niilismo toda atitude de negar o mundo real por causa da ideia de Deus e um mundo pós morte. Importante saber que Nietzsche influenciou e continua influenciando bastante o mundo pós moderno.
Já as religiões ocidentais seguem e as ideias de Platão aliada a uma forma perversa de intimidação, ou seja, se você não aceitar será eternamente condenado, no fogo do inferno. Sinistro! Primeiro ter que morrer! Além disso ser eternamente condenado.
As religiões visando controlar o homem criaram o pecado e, um Deus raivoso, cruel, ao ponto de destruir uma cidade inteira por causa do pecado do homem. Não satisfeito Deus afogou todo mundo menos Noé que tinha pecado menos. Muita raiva junta! Hoje se um pai apenas bate em um filho infrator, pode ser preso, por uma simples surra. Portanto a culpa e, o medo foram usados para aferrar o ente humano à religião. Não acredito que a moral dependa da existência de um Deus.
Não acredito em religiões, ritos, dogmas, "verdades" impostas por outras pessoas. Não acredito em Deus com características humanas. Não acredito em céu e inferno. Condenação eterna. Não acredito em vida pós morte.
Dito o que não acredito. Eis em que acredito. Acredito em um poder superior não pessoal, ( uma força). Acredito que a inteligência humana jamais compreenderá este poder superior. Acredito que as ações humanas não serão punidas ou premiadas por um julgador. Acredito que as atitudes humanas produzem energias positivas ou negativas, estas energias podem ser o céu e o inferno de uma pessoa. Acredito que nenhum ser humano tem a possibilidade de desvendar o mistério da morte. Eis a razão da angústia existencial. Saliento, não sou ateu, tampouco crente em teologias, religiões. Sou um buscador, um ser em busca da espiritualidade... Imperfeito e, limitado, mas em busca da liberdade... Respondendo as perguntas, afirmo que toda fé é pessoal, visto que ninguém tem o direito de impor crença a outrem, muito menos julgar o outro. Cada pessoa deve se perguntar por que uma atitude do outro de crer, ou não, muda meu humor ? Portanto é importante a pessoa aplicar em sua vida dois princípios: respeito as escolhas de cada um, e, Jamais julgar o comportamento do outro, sobretudo na dimensão da fé.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!