Pular para o conteúdo principal

O CANTO DA SEREIA.

              O  livro odisseia  narra    um episódio      onde o herói Odisseu para atravessar um rio cheio de sereia mandou colocar cera nos ouvidos dos guerreiros,  mandou que o amarrasse ao mastro do navio  para ser o único homem a ouvir o canto da sereia e resistir.
           A lenda diz que o canto embevecia de tal modo quem  ouvia que na ânsia de encontrar a sereia acabava naufragando. Assim, ficou definido de canto da Sereia tudo aquilo que tem um imenso poder de sedução, atração...
          O canto da sereia tem um poder de sedução fora do comum. Aqui cabe o dito, parece mas não é. Portanto, esta lenda é uma metáfora que demonstra o exuberante poder de    ludibriar   os desavisados. No nosso mundo existem muitos cantos da sereia, podemos citar: as drogas, álcool, poder, sexo, etc.
         As drogas no ínicio proporcionam um prazer extraordinário, mas com o constante uso da droga pelo usuário seu espírito e inteligência vão se embotando, e, cada vez sentindo menos prazer,então o desarfortunado vai aumentando a dosagem e cada vez vai sentindo menos prazer. Assim por acreditar no prazer das drogas, o adicto perde o respeito, a dignidade e finalmente perde o bem mais precioso, sua vida.
       O álcool no início representa o convívio social, a festa, a euforia, mas paulatinamente vai progredindo e se transforma na mais cruel prisão, também desmoralizando sua vítima para depois matar.
         O poder é sedutor. Mas, é escorregadio quando menos espera, ele desaparece, então na esperança de manter o poder crimes são perpetrados visando a perpetuação do poder. No entanto, apesar de todo esforço e práticas o poder vai embora deixando frustração e, transformando homens em criminosos.
        Sexo é bom. Possibilita a perpetuação da espécie, permite que o amor aconteça. Contudo, tem um forte poder de acorrentar pessoas, devido  um imenso prazer. Pergunte a um dependente de amor e sexo o que esta adicção causou na sua vida. "Ele dirá com certeza que esta compulsão eliminou seus valores, autoestima, e o verdadeiro amor.
       Poderia escrever muitas páginas demonstrando que o conto da  está muito perto das pessoas no cotidiano. Observando a narrativa vemos que o herói solicitou que amarrasse ao leme do barco para que ele ouvisse o canto e, não fosse envolvido. Não temos dúvidas  em afirmar que  não se pode enfrentar o canto da sereia sem proteção, dos valores, espiritualidade, etc. Na metáfora o ato de amarrar ao  leme possibilita vencer o canto da sereia. O que é o leme? O leme representa os valores, a família, o amor, a religião, a espiritualidade. Sem o leme o canto da sereia, com certeza, destruiria com facilidade sua vítima.
         

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...

Fanatismo Religioso, O Mal da Humanidade!

          O fanatismo religioso é perverso, porque cega a vítima tirando dela a condição fundamental  que é a liberdade existencial. Portanto, através do fanatismo  o ente humano comete os maiores crimes, (mata, tortura, comete as piores barbáries). Tudo isso, porque outras pessoas, sociedades ousaram nutrir uma fé  em Deus diferente.          Nos últimos séculos foram assassinadas  milhões de pessoas,  um absurdo! Genocídio, (tudo em nome de  "deus"), apenas porque acreditaram  ou cultuaram  uma forma de deus diferente, eis a maior estupidez cometida pela "humanidade"! As guerras religiosas são cruéis; recordo-me que estava lendo  uma excelente biografia de Montaigne, com o titulo  como viver, escrito, ("por sarah Bakewe no livro é descrito uma cena da guerra entre católicos e protestante  em 1570, eis a cena: A comoção na casa  de Coling cau...

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que ...