A culpa não é de todo ruim. O péssimo é a insensibilidade dos psicopatas, incapazes de sentir culpa, eles são corpos sem alma...
No entanto, sentir culpa demais, ser viciado em culpa é prejudicial. Posto que, o culpado crônico não consegue superar o sentimento de culpa, que se transforma em uma fétida masmorra espiritual.
A culpa tóxica elimina a liberdade do culpado, tornando- o um ser muito fácil de ser manipulado. Eis o porquê na cultura ocidental a culpa se tornar um instrumento usado para controlar, para manipular...
A culpa é bastante utilizada por "educadores", pais, cônjuges, religiões, etc. Por exemplo: "a mãe que coloca culpa no filho para mantê-lo controlado". Desta forma, o culpado aprende que não agiu errado, ele se conscientiza que é o erro. Portanto fica ciente que não tem possibilidade de superação.
Ademais, a culpa apenas produz dor emocional, remorso, falência de bons propósitos, porque apenas produz uma falsa crença, bastante negativa, uma certeza de que é um caso sem jeito.
A culpa de Judas não possibilitou sua transformação apenas possibilitou seu suicídio. Já a culpa de Pedro permitiu a certeza do erro, mas foi um impulsionadora para transformar suas práticas. Vitor Hugo em sua obra prima os Miseráveis deixou evidente como a culpa pode ser usada para transformação: " um condenado roubou da igreja um cartiçal de prata, preso foi levado a presença do bispo com o produto do roubo ( o cartiçal de prata).
O bispo afirmou que tinha doado o cartiçal e entregou outro ao ladrão. A atitude inesperada e bondosa do bispo fez eclodir uma culpa transformadora no ladrão, segundo a trama do livro, este homem tornou-se um ser transformado. Esta culpa é o sentimento sobre a atitude, enquanto a culpa negativa é um sentimento de falência pessoal. "Não aguento mais, sou um enorme erro".
Quem nunca sentiu culpa? Acredito que não que escapa ninguém. Quem já usou a culpa para alavancar uma vitória maior? Os sábios usam seus equívocos como aprendizado. Não ficam remoendo, lamentando o leite derramado. sentimentos negativos. Superam as dificuldades, como muito bem afirmou Kant: "só a boa vontade permite ao homem superar a sua tendência para o mal". Nada adianta ficar no inferno da culpa, importante é compreender a culpa, aceitá-la, e colocar o foco na transformação da culpa em força de superação.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!