Pular para o conteúdo principal
Para pensar!
O poder do tempo!
      A ideia de tempo sempre existiu no ser humano.Tal ideia é fruto do processo de auto consciência,que determina a consciência das relações do homem com as coisas, com outros entes . Portanto, com a representação  do universo. Assim,o   tempo  surgiu como  a necessidade  inerente de inserção dos acontecimentos no espaço temporal. Segundo a revista digital o calendário como forma de mensurar o tempo cronológico , surgiu na antiguidade , como bem demonstra o texto a seguir:
As pesquisas indicam que o primeiro calendário surgiu na Mesopotâmia, por volta de 2700 a.C., provavelmente entre os sumérios, e foi aprimorado pelos caldeus. O calendário possuía 12 meses lunares (entenda o sistema Sol-Terra-Lua), de 29 ou 30 dias, e serviu de base para o adotado pelos judeus (acima, à esquerda). Como cada mês começava na lua nova, o ano tinha 354 dias, ficando defasado em relação ao calendário solar. Para resolver o problema, os caldeus acrescentavam um mês a cada três anos. O primeiro calendário solar foi criado pelos egípcios(acima, à direita), em meados do terceiro milênio antes de Cristo. Muito mais preciso, já tinha 365 dias. Hoje, utilizamos o calendário gregoriano, que não sofre influência do movimento dos astros. Ele foi instituído em 1582 pelo papa Gregório XIII (1502-1585), que reformou o calendário juliano - uma herança do Império Romano (leia mais sobre o Império Romano).Consultoria Ricardo Pereira Cabral, professor de História Contemporânea da Universidade Gama Filho .
      Adentrando  no tema temporalidade observamos que : Passado, Presente e futuro são demarcações deste processo temporal. Fato é que todo ente humano fala de boca cheia, que :O passado não existe, findou, já morreu.Também é notório que todos afirmam que o futuro ainda não existe , pois ainda não nasceu. Enquanto  o presente é o que temos de real e concreto. Portanto , estas pessoas estão abordando a temática da temporalidade ,pois o tempo é ponto fundamental para a existência humana , pois tudo está associado ao tempo.Mas, será que o passado realmente morreu,como afirmam ?Se morreu porque ao lembrar-se de algo que aconteceu a vinte anos  atrás uma pessoa se emociona e chora,agora? como explicar isto? Com relação ao presente será  que é estático  , e só depois de usado se transforma em passado?Ou o presente é um constante ,fluir? Restando só a infinitesimal particula do instante? ,e com relação ao futuro como  acontece , como vira presente? o que na verdade ocorre com a dinâmica da temporalidade?,enfim são  inúmeros os questionamentos,portanto, vamos responde-los gradativamente,  salientamos que exporemos  o tema através de nosso processo intuitivo , pois não temos a pretensão de elaborarmos um trabalho com  embasamento científico.
       Assim, no que concerne ao passado  sabemos que ele  findou , pois não temos possibilidades de realizarmos quaisquer modificações, reparações ,neste sentido ele é  concluso integralmente. Mas, isto não quer dizer que morreu, pois morrer significa deixar de existir plenamente , não é o que ocorre com o passado, pois mesmo finalizado, o passado continua em determinadas dimensões  atuando.Assim, a guisa de exemplo : Já ouvi bastante gente afirmar :"Nunca perdoarei o fulano", quando me lembro do que ele fez fico possesso de raiva".Mas ,se o passado morreu , como ele pode causar emoção , modificar o humor , e até transtornar uma pessoa agora? Acreditamos que o que ocorreu  na vida de uma pessoa  permanece "vivo ," para sempre , só que definitivamente encerrado.Pois, apesar de continuar guardado e qualificado  na memória  , enquanto aquela pessoa existir , com pleno poderes  modificadores dos estados emocionais ; Agora não temos capacidade  de elimina-lo de  nossa vida .Pois , Sartre  em sua obra prima o Ser e o Nada ,afirma: "Que o ente humano ,no agora, momento presente , é Para-si,portanto com pleno poderes para atuar  em todos os aspectos. Mas, o passado está na dimensão do Em-si , desta forma o homem nada pode fazer para altera-lo ,agora". Finalizando , meu passado é o meu passado , bastante identificado  e existirá até eu existir  e as pessoas intimamente ligadas a minha pessoa. No que concerne ao futuro que outra dimensão da temporalidade, geralmente colocamos ele lá , distante ,que ansiamos que chegue logo , pois o homem sempre acredita  que , ele será bem melhor do que o presente.Mas, não existe o a estória de um futuro transformar-se  em presente , pois o que ocorre é um eterno suceder, acontecer , assim de forma gradativa  o futuro vai chegando , mas o o homem continua esperando sua chegada, eis a grande dispersão de tempo e qualidade de vida.Desta forma o futuro nunca chega ,porque  cada momento gera o seu futuro  ,isto ocorre indefinidamente.Eis, o porquê  a maioria das pessoas vive  sempre esperando o futuro e como ele nunca chega , o presente é soterrado, na expectativa que nunca chega , então abruptamente a morte chega acabando toda possibilidade de realização. No  que concerne ao presente , também faz parte da crença popular  a valorização do presente ; mas, infelizmente  o presente é desperdiçado ,pois  o amanhã  sempre nos parece melhor.Outro aspecto referente ao presente  é que ocorre algo parecido com o futuro , um fluir ,um suceder, um acontecer, portanto , o que realmente ocorre permanentemente é a inifesimal páricula do instante.
       Mas, o tempo é um ideia fruto do cognitivo homem  , do poder da auto consciência , pois ,para outros Seres, Entes  o tempo inexiste ,Assim para o macaco  não existe agora, amanhã , passado , pois tudo para ele se constitui apenas no  eterno agora.Da  mesma forma que só o homem compreende  e vive o processo da temporalidade , este mesmo processo da temporalidade tem um imenso poder  de gerar , angústias , preocupações, crise de ansiedade , etc. Assim, compreendo o processo da temporalidade com certeza compreenderemos a  alma humana , e resolveremos a grande questão da humanidade : O medo ! que está para sempre atrelado a ideia do tempo. Portanto, a forma mais inteligente de ação no que concerne ao processo temporal é  buscar  compreender  a dimensão do instante  ,neutralizando sempre as expectativas  temporal.


        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios