Amor é a palavra mais pronunciada em nosso século, a cada momento, é usada. Utilizada para manifestar o sentimento de uma pessoa, por outra pessoa, ou mesmo por uma coisa, ou por um bicho; mas, o que é o amor? Será que todos amam? amor é uma emoção passiva, ou é ação? Só existe amor romântico sexual? Quem ama de verdade continuará a mesma pessoa? Enfim poderíamos continuar a elaborar perguntas e não esgotaríamos o assunto; no entanto, estas são suficientes para desenvolvermos nosso texto.
Assim, respondendo aos questionamentos afirmamos que só uma imensa minoria ama ou amou de verdade. Mas, geralmente amor é confundido com: (apego, controle, dependência afetiva, atração sexual, química, que são sentimentos, atitudes antagônicas a experiência do amor verdadeiro). Portanto, fala-se bastante de amor e ama-se muito pouco. Por quê? Porque na realidade nossas crianças são abusadas, desrespeitadas, não são ensinadas a amarem, e na prática o modelo de amor que recebem geralmente é inadequado. Porque é controlador, possessivo, ou muito pior, nossas crianças são educadas de forma permissivas, onde tudo é permitido, a noção de limite anda bem longe. Assim, sem limites e abusadas elas ficam inadequadas para amarem a si mesmas, ou são subjugadas com excesso de controle. Eis os abusadores do futuro.
No entanto é importante compreendermos que estamos falando das pessoas ditas "normais" porque sabemos que os psicopatas, sociopatas, são destituídos de toda capacidade de gerar sentimentos e expressá -los em seus relacionamentos. Assim, amor não brota do nada, amor é prática, é ação, pois, o amor é fruto do ato de amar, e como muito bem expressa nossa música popular: "Quem ama cuida".
Contudo, o que observamos é que se fala muito de amor, e se realiza pouco, as praticas não representam amor de verdade.
Destarte, caricaturamos o amor e a sociedade humana é bastante cruel, violenta, onde a destruição em massa prepondera com chacinas, genocídios, tudo perpetrado por pessoas que falam que amam. Será ? deixo a resposta em suas mãos.Contudo apesar da contradição explicitada a humanidade continua falando demasiadamente de amor e perpetrando crueldades, eis a maior incongruência histórica.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!