O tempo segundo kant é um conhecimento aprioristico, ou seja, não depende da experiência. Na verdade o tempo faz parte da subjetividade humana. Posto que todos os acontecimentos são associados ao tempo.
Portanto o tempo faz parte da intimidade humana. Contudo, a sociedade comemora o rito do ano novo, onde as famílias bebem, comemoram, as pessoas traçam objetivos para o ano que vai chegar. Interessante este rito, pois é o único que junta a morte e o nascimento, mas, nesta celebração não cabe uma única lágrima pela perda do velho ano, no entanto, uma imensa alegria toma conta de todos: (crianças, jóvens, velhos), todos celebram o novo ano; as expectativas são muitas, além das juras: no próximo ano não fumo! Não bebo! Vou estudar! Vou economizar! Etc.
Chega o ano novo! A festa acabou! O que ficou? As mesmas pessoas do velho ano, com seus ódios, mentiras, violência, e gradativamente tudo volta ao que era antes, pois, o velho não está fora e sim, dentro. O novo de verdade só surge quando fruto da real sabedoria. Assim, deixo esta reflexão, nada muda de fora para dentro, mas de dentro para fora. Só que uma mudança interior ocorre de forma permanente. Assim, desejo a todos amigos, uma verdadeira transformação, que permaneça dando frutos durante anos.
O poeta Fernando Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade. No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano. Assim, não aceito que o homem seja
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