Pular para o conteúdo principal

A Verdade!

          Qual verdade? A minha?  A sua?  Das religiões? A dos ateus?  Dos filósofos ?  Dos espiritualistas? Mas se a verdade é única, por que  tantas verdades? Como vemos, falar sobre verdade  é um tema complexo  e bastante  controverso. Portanto vamos abordá-lo de forma imparcial procurando observar os mais variados ângulos.
          Jesus, (o Cristo), falando sobre a verdade afirmou: ("Só a verdade liberta"). Posteriormente salientou : ("Eu sou o caminho a verdade e a vida). São palavras poderosas, pois a primeira demonstra a importância da verdade para libertação do ente humano.  Desta forma  fica patenteado  que a mentira aprisiona, enfraquece. Assim existem dois  caminhos: O da verdade e o da mentira. Contudo, o importante  é que estes dois mundos são  antagônicos, portanto,  não há  a menor possibilidade que uma  pessoa possa viver,  com a verdade e com a mentira, pois quando uma chega a outra sai. Mas por que só a verdade liberta? Porque a verdade é. Nem mais, nem menos. Para a verdade não existe o vir a ser, a dualidade, ela é totalmente, integralmente,  assim ela produz a unidade, e evita a incongruência,  os arranjos. Até a pior verdade  é o que é.  Assim  viver uma verdade é jamais projetar ideais, desejos, mas  viver a realidade do instante. Enquanto a mentira é  escravizante, pois   condena o mentiroso a mentir infinitamente, além da mentira ser a fuga  do que  é,  para a ideia de um vir a ser. Assim a mentira  elimina a unidade e gera a discórdia interior  enfraquecendo o homem em sua subjetividade.
        Quando  Jesus  falou que era o caminho a verdade  salientava que a pessoa não pode pregar a verdade, falar da verdade, mas  apenas viver a verdade.  Assim ao salientar este aspecto Cristo  colocou o foco em sua vida, que era cem porcento verdadeira.
       No entanto, ao longo dos anos a verdade foi sendo usada  como moeda  forte para fazer proselitismo, buscar adeptos  para  o credo defendido. Assim, a verdade foi gradativamente sendo transformada em mentira, e como jamais a verdade poderá compactuar  com a mentira, ela silenciosamente  afasta-se deixando a mentira  em seu lugar. Em nossa época  a palavra verdade, ao lado da palavra amor são as  palavra mais exploradas, tornaram-se opacas, vazias, embotadas, sem força. Contudo, o ente humano fraco prefere acreditar na mentira, porque é bem mais fácil. Mas  a mentira vai gradativamente minando a moral  do ser humano. Eis a razão do grande  conflito humano, acreditar em mentiras, viver  mentiras, em todo segmento de sua vida  e por causa deste estilo de vida  a felicidade, e alegria fogem rapidamente deixando em seu lugar o medo.
   Portanto, a verdade pelo uso equivocado foi transformada em mentira,moeda falsa. Atualmente todos garantem que são portadores da verdade: Comunistas , socialistas, liberais, religiosos, ateus, agnósticos, enfim cada um afirma defender e apresentar a única verdade,seja na metafísica , religião ,política.Mas a  verdade é que cada um vive a mentira ,pois quem vive a verdade  apenas vive , como viveu Cristo, sem jamais compactuar com a mentira. Mesmo diante da morte Jesus foi verdadeiro,viveu a verdade. Outro aspecto importante  é jamais jesus induziu a alguma pessoa a seguir um caminho da crença, da religião, apenas afirmou viva como vivo,ponto final, este foi seu grande discurso. No entanto após sua morte  pessoas  desejosas de poder  transformaram a verdade de Jesus em mentira  criando a religião organizada  que apenas apresentava a verdade como algo longe, distante. Mas verdade existe? Claro que a verdade existe, ela existe a cada instante, deve ser incorporada na vida do homem em cada momento. Entretanto a grande verdade metafísica, como a definição de Deus, do caminho pós morte, é que nenhum homem tem condição de desbravar o imensurável, o desconhecido. Assim ninguém poderá afirmar  o que de fato ocorrerá pós morte , a não apresentar teorias, dogmas  que é uma forma de mentira para silenciar o medo do findar. Então fica patenteado digamos que a verdade maior  é um grande mistério para a mente limitada do ser humano.No campo do relacionamento humano observamos muitos afirmarem estou , estou com a verdade, mas  que verdade? Eis o cerne da questão ninguém tem a verdade, pois no próprio instante que apresenta como sua verdade ela se transforma em mentira. Embora seja bastante polêmico o tema, Jesus simplificou dizendo:("eu sou o caminho a verdade e a vida"). Por quê? porque ele viveu a verdade, e jamais pregou a verdade. Ele apenas esta nos dizendo, não fale da verdade, mas viva a verdade em cada momento de sua vida. Viva a verdade interior, viva a verdade em seus relacionamentos, viva a verdade  com sua família,  enfim em todos aspectos de sua vida que com certeza  você será iluminado,  e quando viver a verdade representar  a sua essência maior,  neste momento a liberdade chegou, e você não precisará de nenhuma religião  ou qualquer tipo de crendice, e com certeza sera uma pessoa feliz. Mas, cuidado! Porque  mesmo que uma pessoa viva realmente a verdade, quando transmite para outrem, esta verdade imediatamente é transformada em mentira. Assim, no que concerne a verdade é que ela jamais poderá ser transmitida para outro ser humano. Portanto, cada pessoa deverá encontrar a sua verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios