Benedito Espinosa(1632 a 1677), viveu quarenta e cinco anos, nasceu na Holanda, em Amsterdã, oriundo de uma família judia de Portugal. Ele foi excomungado, foi amaldiçoado. Qual foi seu crime? O crime de Espinosa foi não seguir o pensamento dogmático do judaísmo, o pensamento de Espinosa era bastante perigoso, pois, não defendia um Deus transcendental e antropomórfico.
Ética,(sua obra prima publicada após sua moete) Espinosa afirmou: "Um triângulo afirmaria que Deus seria triangular, e o círculo afirmaria que Deus seria circular". Posteriormente Espinosa salienta: "Deus não é um velhinho que fica controlando cada passo do homem". Na verdade Espinosa foi um racionalista, e panteísta, porquanto, o filósofo achava que Deus estava contido em todas as coisas.
Devido, suas idéias panteístas, os judeus o denominaram de ateu,e, antes de sua excomunhão propuseram a Espinosa que negasse suas ideias, chegando a oferecer dinheiro( uma pensão de mil florins) Espinosa preferiu a excomunhão que representava uma morte religiosa e social profunda, naquela época.
Portanto, Espinosa salientava que o filósofo deveria viver de acordo com seus princípios, provou sua congruência, preferiu a solidão, o anonimato, viveu até sua morte como simples polidor de lentes, além da ajuda de alguns amigos. Mas não abdicou de suas ideias. Mas, qual era a visão de Espinosa sobre o amor? Espinosa salientava que os afetos eram de boa ou de má qualidade, os afetos de boa qualidade produziriam ganho de energia, enquanto os de má qualidade produziriam perda de energia. Por exemplo: alegria produziria ganho de energia interior, mais potência, enquanto a tristeza produziria perda de energia, ou seja, produziria um estado de menor potência. O amor produziria mais potência, enquanto o ódio produziria menor potência, eis a visão de Espinosa sobre os afetos.
Espinosa definia Deus como natureza. Defendia o homem com dois atributos pensamento e corpo que não estão separados. Também salientava que o homem era possuidor por um desejo de vida consta. Espinosa morreu pobre mas jamais abdicou de sua ideias. Não tenho dúvida em afirmar que Espinosa foi o mais congruente dos filósofos.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!