Sartre defende um existencialismo sem Deus, sem essência,sem alma, sem espirito, o ente humano vem do nada para a vida, e retorna da vida, para o nada.
Portanto, a liberdade é inerente a existência humana, pois, tudo começa com o nascer, com o surgimento da vida. Assim, nesta corrente filosófica o ente humano é livre para construir seu projeto existencial. Posto que esta visão coloca a existência, a liberdade, como maiores pilastras da filosofia. Como muito bem salientou Sartre:("O homem está condenado a ser livre").
No entanto, apesar de livre o homem não aceita esta liberdade prefere transferir para um Deus seu sucesso,ou fracasso; prefere seguir "autoridade"; prefere negar o nada;prefere não escolher a liberdade. Tal negação da liberdade é uma constante na vida do homem pós moderno. Isto ocorre porque o ente humano sempre não aceita tal prerrogativa,(a liberdade), pois, a liberdade torna o homem como o único responsável por sua existência, é tudo o que ele não quer.
Mas, desde os primórdios o ser humano, por ser auto consciente, buscou encontrar uma força, um mito, um deus , que explicasse o viver e seus mistérios. Contudo, apesar da crendice, dos mitos , o homem sempre foi preso ao medo do findar, do perecer, este medo é a raiz de todos medos. Desta forma ao encontrar o mito, deus, o homem sai da existência e adentra na metafísica, vai para teologia, espiritualismo,teorias e se perde de si mesmo.
Entretanto, esta busca de um poder superior, de um criador "alivia" as fobias, angústias existenciais mas retira do homem sua responsabilidade existencial.Portanto, Sartre ao criar o existencialismo retorna o foco para o homem, pois, tal sistema filosófico tem como área de atuação a existência, assim, no existencialismo sartriano , não existe a menor preocupação com a metafísica , com deus. Seu único foco é a vida,a existência. Mas como o homem pode exercer sua liberdade? A liberdade do ente humana é exercida através da capacidade de escolher, optar. Ademais , esta capacidade de escolher do homem é a base de tudo. Porque mesmo quando o homem não deseja realizar sua escolha, esta abdicação de escolher já é em si uma escolha. Então, na vida o ser humano tem a cada instante de fazer escolhas, assim ao escolher o homem assumi a responsabilidade, tem que pagar o preço. Nesta visão o sentimento de vítima não tem espaço, pois, ao escolher o homem paga o preço por sua escolha. Todavia, o homem prefere fugir para religiosidade, do que permanecer como o único responsável por sua escolha, por isso, é que Sartre afirmou: "o homem é condenado a ser livre". Porque a liberdade existencial independe do querer humano, neste aspecto ela se parece com a solidão existencial, pois , ninguém quer ser só, mas subjetivamente o homem é uma solitário existencial, mesmo estando convivendo com milhões de pessoas.
Embora, a priori o existencialismo cause uma impressão negativa nas pessoas , ele representa fatos,verdades existenciais. Desta forma cabe ao ente humano escolher qual caminho a trilhar: o da crendice, dogma existencial, ou da liberdade existencial. Só o ente humano pode fazer sua escolha, pois é o único Ser auto consciente.
O poeta Fernando Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade. No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano. Assim, não aceito que o homem seja
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