Para pensar!
O observador é a coisa observada!
Jiddu Krishnamurti,sábio hindu que viveu no século passado nos Estados Unidos,afirmava:"Que o observador é a coisa observada". Afirmava também que tal atitude era a causa de todo sofrimento humano;e que isto ocorria devido o ente humano viver através do pensamento,e pensamento é passado.Será verdade?observando de forma imparcial o ente humano em relação não podemos negar que toda experiência humana é transformada em pensamento,e posteriormente armazenado na memória em forma de imagem.Mas,tal acervo de memória passa a constituir um centro ,um eu,que coordena as ações do homem,e avalia todo acontecimento.Assim ,o ente humano nunca é novo,pois,só atua através do pensamento,que é passado.
Portanto,quando Krishnamurti salienta que o observador é a coisa observada agi fundamentado na evidência quando o homem vê uma pessoa,uma coisa,na verdade ele vê através do centro de memória que,então dá nome a esta coisa.Desta forma ,o feixe de pensamento é quem determina o que a coisa é,isto é um fato.
Mas,comparando estas ideias de Krishnamurti com as ideias de Sartre constatamos o seguinte:Sartre defende que o homem é composto de dois aspectos:"O ser -em si e o para-si".Assim, o ser em-si é o que é,a coisa,enquanto o pars-si é o processo da consciência,pensamento que nunca está aqui,pois ou está no passado ,ou está no futuro.Logo o para-si está sempre em movimento.
Portanto, as ideias de Sartre são afins as ideias de Krishnamurti.Desta forma fica evidenciado que o ente humano através do para-si , consciência ,pensamento etc, nadifica o presente ,causando todo conflito do homem. E obscurece a verdade criando a dualidade ,e o vir a ser constante,causa de todo sofrimento do homem.
Desta forma, fica evidenciado que o ser humano ,atua através do pensamento que é passado ,eliminando a possibilidade de viver o agora, além de nominar os entes de acordo com seu conhecimento da coisa ,assim toda visão do ente humano passa a ser um processo através do pensamento que transmite para o ser que está fora a sua concepção , seu condicionamento ,por isso é que Krishnamurti afirma que o observador é a coisa observada.
O observador é a coisa observada!
Jiddu Krishnamurti,sábio hindu que viveu no século passado nos Estados Unidos,afirmava:"Que o observador é a coisa observada". Afirmava também que tal atitude era a causa de todo sofrimento humano;e que isto ocorria devido o ente humano viver através do pensamento,e pensamento é passado.Será verdade?observando de forma imparcial o ente humano em relação não podemos negar que toda experiência humana é transformada em pensamento,e posteriormente armazenado na memória em forma de imagem.Mas,tal acervo de memória passa a constituir um centro ,um eu,que coordena as ações do homem,e avalia todo acontecimento.Assim ,o ente humano nunca é novo,pois,só atua através do pensamento,que é passado.
Portanto,quando Krishnamurti salienta que o observador é a coisa observada agi fundamentado na evidência quando o homem vê uma pessoa,uma coisa,na verdade ele vê através do centro de memória que,então dá nome a esta coisa.Desta forma ,o feixe de pensamento é quem determina o que a coisa é,isto é um fato.
Mas,comparando estas ideias de Krishnamurti com as ideias de Sartre constatamos o seguinte:Sartre defende que o homem é composto de dois aspectos:"O ser -em si e o para-si".Assim, o ser em-si é o que é,a coisa,enquanto o pars-si é o processo da consciência,pensamento que nunca está aqui,pois ou está no passado ,ou está no futuro.Logo o para-si está sempre em movimento.
Portanto, as ideias de Sartre são afins as ideias de Krishnamurti.Desta forma fica evidenciado que o ente humano através do para-si , consciência ,pensamento etc, nadifica o presente ,causando todo conflito do homem. E obscurece a verdade criando a dualidade ,e o vir a ser constante,causa de todo sofrimento do homem.
Desta forma, fica evidenciado que o ser humano ,atua através do pensamento que é passado ,eliminando a possibilidade de viver o agora, além de nominar os entes de acordo com seu conhecimento da coisa ,assim toda visão do ente humano passa a ser um processo através do pensamento que transmite para o ser que está fora a sua concepção , seu condicionamento ,por isso é que Krishnamurti afirma que o observador é a coisa observada.
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