Pular para o conteúdo principal

PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS,SEGUNDO SANTO TOMÁS DE AQUINO. (1225 -1274)

           Santo Tomás de Aquino filósofo da igreja católica, foi canonizado em 1323 pelo papa João XII. Este texto  analisará as cinco vias, cinco provas da existência de Deus. Segundo o Livro os cem pensadores essenciais da filosofia de Plhilip Stokes.
    1)   "A existência de Deus pode ser provado considerando o conceito da mudança."
    2)   " As causa sempre operam em série".
    3)   "As coisas vêm a ser e desaparecem."
    4)    "Algumas  coisas exibem graus variados  de uma qualidade."
    5)    "Todas as coisas dirigem -se a alguma meta ou fim".

      Na primeira via, A existência de Deus pode ser provado  considerando o conceito de mudança, pois para Santo Tomás de Aquino nada muda por si, tem que haver uma causa para concretizar tais mudanças, e afirma que: "Se a mão não move a vareta, a vareta não moverá nada mais. Assim, o filósofo   salienta que Deus com certeza é a mão que move as imensas varetas, então Deus existe.
      Na segunda via, As causas sempre operam sem série. Utilizando o mesmo  argumento da primeira  prova da existência de Deus salienta que as causas sempre foram causadas, mas para Santo Tomás de Aquino deve haver uma causa de todas causas, tal causa não foi causada por nenhuma causa, foi incausada. Tal argumento o filósofo utilizou o princípio de Aristóteles que afirmou que devia existir uma causa incausada, a tal causa Aristóteles denominou de primeiro  motor.Na terceira  via está explicito  que " As coisas vêm a ser, e desaparecem." Caso este processo continuasse indefinidamente chegaria o momento que nada mais existiria, assim seria inviável  o nada ter formado algo. Então deve Existir Deus como causa  de tudo. Tal observação,conclusão, procura através de um processo lógico  demonstrar que Deus existe.
     Na quarta via, Algumas coisas exibem graus variados de uma qualidade. Assim, deve existir algo com  a mais perfeita qualidade, bondade, portanto, este ser perfeito só pode ser Deus. Mas, tal argumentação utiliza a prova ontológica de santo Anselmo que afirmava que: "a qualidade de perfeição só pertence a Deus".
     Na quinta via,  Aquino baseia-se mais uma vez em  Aristóteles  ao utilizar a ideia de télos  ou fim,  Todas as coisas têm alguma meta ou finalidade. Assim, para que  ocorra deve haver  uma inteligência  dirigindo, e tal inteligência é Deus.
     Assim, Aquino procura demonstrar a existência de Deus. Todavia, a verdade  sobre   Deus nos dias atuais continua sendo  uma questão de fé, pois, só através  do dogma criacionista  que Deus pode ser aceito, pois o ente humano é limitado para penetrar no desconhecido. No entanto, o  entendimento de  hoje sobre   tais provas da existência de Deus demonstra que elas são  bastante contestadas pelo filósofos, estudiosos, e nos dias de hoje  tal argumentação  é totalmente  estranha. Porque,  cada dia, que passa o ser humano se preocupa muito pouco  com tal  procedimento de provar se Deus existe ou não. A meu ver, o importante é não entender Deus com características humanas, como um senhor  que comanda, domina, todos os seres humanos, e neste caso, o livre arbítrio  seria apenas uma mera questão de retórica, pois essencialmente não ocorreria.
    Contudo, existe algumas questões importantes como: se Deus existe, e é onipotente, por que o mal existe? Por que a morte existe  tirando a vida que Deus criou? Por que os religiosos criaram a ideia de pecado para explicar o mal,  a morte?  Após a morte  o que sobrevive no homem? será Alma? será sua personalidade?  Com a destruição do corpo o que sobrevive? Será memória? será algum outro tipo de corpo  como astral, etérico?  São  inúmeras as perguntas, e o importante é  que são perguntas sem respostas, pois, o fundamental é que cada ser humano faça valer  sua vida, independente de ter sido criado, ou brotado, que celebre a vida, pois a vida é tudo, sem ela nada.

 
 

Comentários

  1. Também há dúvidas se a vida é tudo e sem ela nada, mas se fixar a primeira premissa de Santo Thomas de Aquino vai ter respostas a todas as questões.

    ResponderExcluir
  2. Ouça "GITA" cantada por um Brasileiro, e vai ver que tudo é como deve ser. temos atividades para todo sempre para encontrar a resposta aqui ou depois da morte que na verdade é somente vida. para o bem ou para o mal. movimento tudo é movimento a vida é movimento... Deus é a vida e o movimento... então temos mesmo é que movimentar.. e um dia logo vamos encontrar a reposta. pois hoje eu sei que EU NASCI 10 MIL ANOS A TRAZ, e sei que quanto mais longe ficar da filosofia, mas perto de Deus vou estar..... 2014.0002

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios