Para pensar!
Deus e o nada !
A bíblia em seu livro Gênesis capitulo primeiro afirma: "Deus fez o mundo do nada". mas, o que é o nada? Para o povo , a massa,o nada representa um vázio ,um vácuo absoluto,ausência de quaisquer entes, seres ,ou substâncias.
Entretanto,para a filosofia moderna e pós moderna mais especificamente para Nietzsche Sartre a visão ,explicação religiosa representa uma negação da vida, uma ilusão. Nietzsche afirmava que o nada é o mesmo que niilismo ,uma ilusão , assim , o nada para seria Deus. Céu ou paraíso.
.Desta forma o nada nega o mundo da vida , o mundo dos sentimentos. O nada seria o mundo do pós morte, tal mundo foi criado através dos escravos, plebeu, fracos que impossibilitados de combater o forte, internalizaram sua inoperância , e criaram um mundo interior, uma ideia de um mundo do pós morte. Importante a compreensão que tal ideia de negação da vida, surgiu na Grécia antiga através de sócrates e Platão ,o célebre mundo das ideias. Assim, é justo a afirmação de que o cristianismo é um platonismo para o povo , a massa.
Sartre define que o mundo é composto de seres que apenas existem e com seres que existem e vivem .Os seres que apenas existem são os objetos, as coisas. Enquantos os seres que existem e vivem são os bichos ,as plantas. Contudo, o homem existe , vive , e sabe que vive, é auto consciente . Sartre denominou os seres que apenas existem e vivem de Ser Em -si, e denominou o homem que sabe que existe ,pois tem consciência de existir ,Para -si .Mas, Sartre explica que neste mundo , neste plano têm seres que existem e vivem ,mas não tem possibilidade de ser diferente, ou seja , uma cadeira jamais deixará de ser cadeira, como um cachocorro jamais deixará de ser cachorro. Mas, o homem é diferente ,pois ele é livre para ser o que desejar , tudo vai depender de suas escolhas e ações. Sartre explica tal fato com a ideia de que no caso do homem a existência precede a essência, ou seja, o ente humano não foi criado por Deus, assim, não herdou nada. Portanto, o homem é um constante projeto que só , ele é responsável por sua vida. Assim, a este ser que é consciente de existir Sartre denominou de para-si . Mas, para sartre o para-sim representa o nada.
Assim, agora temos: Deus que fez o mundo do nada,ou seja, realizou o mundo ,mas Deus é o único ser que não foi criado,desta forma , ele é o criador de tudo no universo ,e que não foi criado por nenhuma causa. Para explicar tal condição Aristóteles utilizou a ideia de primeiro motor,isto é, uma causa de tudo ,mas sem causa criadora,portanto, Deus criador.Contudo, só no exercício filosófico realizado por Aristóteles do primeiro motor ,que existe a possibilidade lógica para a ideia de um criador auto criado, solitário, izolado, flutuando no nada , que como em um passo de mágica cria o tudo com suas especificações, funcionalidade e singularidade.Portanto, só atrávés do dogma criacionista é possível entender tal criador auto criado flutuando no nada,porque o ente humano limitado , jamais poderá afirmar uma verdade absoluta sobre este assunto. Então , fica evidenciado dois aspectos: Ninguém pode afirmar peremptoriamente , ou negar a existência deste criador e deste nada; Mas, da mesma forma nenhum ser humano pode afirmar ,alardear , qualquer pretensa verdade neste aspecto existencial, assim tudo que se falar é nada e nada representa, a não ser sua ideia,opinião.
Deus e o nada !
A bíblia em seu livro Gênesis capitulo primeiro afirma: "Deus fez o mundo do nada". mas, o que é o nada? Para o povo , a massa,o nada representa um vázio ,um vácuo absoluto,ausência de quaisquer entes, seres ,ou substâncias.
Entretanto,para a filosofia moderna e pós moderna mais especificamente para Nietzsche Sartre a visão ,explicação religiosa representa uma negação da vida, uma ilusão. Nietzsche afirmava que o nada é o mesmo que niilismo ,uma ilusão , assim , o nada para seria Deus. Céu ou paraíso.
.Desta forma o nada nega o mundo da vida , o mundo dos sentimentos. O nada seria o mundo do pós morte, tal mundo foi criado através dos escravos, plebeu, fracos que impossibilitados de combater o forte, internalizaram sua inoperância , e criaram um mundo interior, uma ideia de um mundo do pós morte. Importante a compreensão que tal ideia de negação da vida, surgiu na Grécia antiga através de sócrates e Platão ,o célebre mundo das ideias. Assim, é justo a afirmação de que o cristianismo é um platonismo para o povo , a massa.
Sartre define que o mundo é composto de seres que apenas existem e com seres que existem e vivem .Os seres que apenas existem são os objetos, as coisas. Enquantos os seres que existem e vivem são os bichos ,as plantas. Contudo, o homem existe , vive , e sabe que vive, é auto consciente . Sartre denominou os seres que apenas existem e vivem de Ser Em -si, e denominou o homem que sabe que existe ,pois tem consciência de existir ,Para -si .Mas, Sartre explica que neste mundo , neste plano têm seres que existem e vivem ,mas não tem possibilidade de ser diferente, ou seja , uma cadeira jamais deixará de ser cadeira, como um cachocorro jamais deixará de ser cachorro. Mas, o homem é diferente ,pois ele é livre para ser o que desejar , tudo vai depender de suas escolhas e ações. Sartre explica tal fato com a ideia de que no caso do homem a existência precede a essência, ou seja, o ente humano não foi criado por Deus, assim, não herdou nada. Portanto, o homem é um constante projeto que só , ele é responsável por sua vida. Assim, a este ser que é consciente de existir Sartre denominou de para-si . Mas, para sartre o para-sim representa o nada.
Assim, agora temos: Deus que fez o mundo do nada,ou seja, realizou o mundo ,mas Deus é o único ser que não foi criado,desta forma , ele é o criador de tudo no universo ,e que não foi criado por nenhuma causa. Para explicar tal condição Aristóteles utilizou a ideia de primeiro motor,isto é, uma causa de tudo ,mas sem causa criadora,portanto, Deus criador.Contudo, só no exercício filosófico realizado por Aristóteles do primeiro motor ,que existe a possibilidade lógica para a ideia de um criador auto criado, solitário, izolado, flutuando no nada , que como em um passo de mágica cria o tudo com suas especificações, funcionalidade e singularidade.Portanto, só atrávés do dogma criacionista é possível entender tal criador auto criado flutuando no nada,porque o ente humano limitado , jamais poderá afirmar uma verdade absoluta sobre este assunto. Então , fica evidenciado dois aspectos: Ninguém pode afirmar peremptoriamente , ou negar a existência deste criador e deste nada; Mas, da mesma forma nenhum ser humano pode afirmar ,alardear , qualquer pretensa verdade neste aspecto existencial, assim tudo que se falar é nada e nada representa, a não ser sua ideia,opinião.
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