Pular para o conteúdo principal

O que ocorre na vida do homem ,será pela vontade de Deus?

Para pensar!
O que ocorre na vida do homem ,será pela vontade de Deus?
      Eis a frase mais pronunciada no mundo, foi a vontade de Deus, mas será a verdade? Fica complicado  afirmar positivamente tal frase , pois Deus teria que  ser responsável  por tudo que ocorresse na vida de mais de seis bilhões de pessoas. Mas, o pior era que alguns em determinado momentos receberiam graças enquanto outros receberiam  desgraças ,acontecimentos nefastos. Mas , no final todos entes humanos seriam deletados  do planeta através de sua morte. Assim, cada graça recebida durante a vida ,seria diluída com a morte do ente humano. Portanto, acredito que esta frase é uma forma de consolo, apoio emocional para que o ente humano consiga conviver com a dura realidade ,ou seja, nascer para morrer ,findar , e ainda por cima está ciente de que da morte ninguém escapa. Assim, para apaziguar , eliminar , o imensurável medo  do ser humano , que é o medo do morrer , surgiram as religiões  com o processo de negar esta vida , e criar uma vida pós morte , a única maneira ,de superar a maior questão da humanidade, o morrer.
    Portanto, a priori , esta frase apresenta um imenso valor emocional, ela permite ao ente humano a superação das calamidades que terá de suportar ao longo de sua vida. Além, de permiti ao homem acreditar  que no final  ele superará a morte , e viverá para sempre . Mas, a ideia de Deus criador  tem dois aspectos  um negativo  e outro positivo. O negativo é que tal ideia foi utilizada como forma de dominação , de controle, pois para justificar a morte , foi criado o pecado original, assim com tal criação ocorreu que a pecaminosidade adentrou ao mundo , atormentando a vida do homem, fazendo de sua vida um inferno antecipado , com ficou bem evidenciado em   Pascal e santo  Agostinho,pois, pascal viveu assombrado com a ideia do pecado da condenação eterna, e tal fato foi amplamente demonstrado na seguinte frase de sua autoria:" O homem pode acreditar ou não em Deus,mas caso não acredite  e Deus exista terá que arcar com as consequências, Assim seria bem melhor acreditar pois se Deus não existisse ,o homem não estaria lá para saber que errou.Santo Agostinho em sua confissões salienta o absurdo  que uma criança com poucos dias de nascido pode pecar , pode invejar. do exposto fica evidenciado se dois homens inteligentes viveram amargurados com a ideia do castigo de Deus. Assim, fica evidenciado que a massa, o povo vivia preso ao medo do pecado, vivia angustiado, fato que eliminava a capacidade de viver bem cada momento.Porque  com a criação de Deus  foi necessário criar o diabo,o inferno  para separar os justos dos pecadores, assim, a ideia do pecado acaba preponderando.
       Mas, o fator positivo de tal frase é que ela permite ao ente humano uma esperança, uma possibilidade de fé , assim eliminando o medo  da morte, e criando força para superação das tragedias da vida. Desta forma, através desta forma de viver , o ente humano tem a condição de construir uma espiritualidade, uma fé, portanto,ser mais amoroso, mais afetivo, e menos assoberbado.
      Assim, fica evidenciado duas formas , visões de um mesmo problema, a ideia da impermanência, a ideia do findar. Mas, qual   a consequência  se a ideia de Deus for eliminada? a principal  consequência poderia ser  a ideia extremamente negativa de se Deus não existir tudo seria permitido. Neste caso a sociedade  ficaria  ameaçada , pois o homem acreditando em Deus  comete as  maiores barbaridades, caso este homem  soubesse que só teria esta vida, e que após sua morte seria dissolvido , ele em sua maioria poderia parti para realizar todos seus anseios  mesmo os negativos, neste quadro a ética seria inviável , pois o que importaria seria aproveitar esta vida.No entanto uma minoria poderia através de sua liberdade se construir , realizar um projeto de sua vida ,pois agora ele é ciente de que tudo que ocorre em sua vida é fruto de suas escolhas como muito bem definiu Sartre, e tal estilo de vida eliminaria a má fé.
      Desta forma , a sociedade pós moderna não pode prescindir da ideia de Deus, não pode prescindir  da ideia contida nesta frase  : Que é Deus é o controlador da vida do homem. Pois , a ideia de livre arbítrio  é bastante precária e limitada. Assim, o ente humano teria apenas uma liberdade relativa e circunstancial , mas a sociedade estaria mais protegida , pois, pelo menos seria possível uma construção de uma ética social  eliminando  a lei do mais forte. eis minha opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios