Pular para o conteúdo principal

Por que não se vive o momento presente!

Para pensar!
Por que não se vive o momento presente?
       Na verdade não existe dúvida da importância do momento presente, pois, todos os sábios da humanidade salientaram sua importância para a efetivação de uma vida feliz e produtiva.Mas, se o momento presente é tão importante, por que tão poucas pessoas o praticam? Porque saber e não fazer é não saber,assim acúmulo de conhecimento só estorva a mente.  Mas,na verdade pouquíssimas pessoas realmente aplicam o que sabem.Portanto, na vida o que conta são as escolhas que produzem ação efetiva,todavia, o que ocorre é  que a imensa maioria da humanidade  deseja viver o momento presente, mas não querem pagar o preço.Assim, tudo fica apenas no desejo   sem se concretizar.
      Mas, o caminho para a prática de uma vida centrada no instante é atenção e ação. Mas, não é fácil manter uma vida atenciosa, pois, o lixo mental ,não permite  que o ente humano se mantenha atento. mas, o que é o lixo mental? O lixo mental é composto: preocupações, crenças, medos. As preocupações representam uma perca de energia significativa, porque ela representa  imaginar que algo negativo, temido possa  acontecer. Tal  procedimento  produz um imenso sofrimento, desequilíbrio emocional.Mas ,o mais trágico é que geralmente a preocupação não se materializa.Assim, para viver intensamente cada momento, se faz necessário agir, atuar, no agora ,buscando os melhores resultados, e após a realização  da ação no agora  ,não adianta imaginar que poderia  ter realizado mais, pois, o que foi realizado é a verdade , a ideia que poderia ter sido mais é o vir a ser, e Jiddu Krishnamurti  afirmava  que enquanto existir o vir a ser ,não existe atenção.Portanto, quando se age no agora  não existe preocupação ,sofrimento,pelo contrário a eficiência melhorar em todos os aspectos existenciais.
     As crenças são "verdades" impostas por autoridades , a sociedade, os educadores, mas quando se fala de crença ,logo, surge a ideia metafísica da fé em Deus. Mas, este tipo de crença não significa apenas fé em Deus,e sim , crenças que afirmam como a pessoa é :Desajeitada, perversa, preguiçosa, sem futuro, inconstante,etc. Enfim , as crença  são opiniões de terceiros como a pessoa é ,ou como deve se comportar para ser aceita. Toda crença é   abuso cruel, impede que a pessoa mantenha um  conhecimento verdadeiro de si mesmo.Asssim, toda crença funciona como uma prisão emocional ,porque representa  uma ideia préviia de como a pessoa teria que   ser. O ser humano  aprisionado nas garras da crença está atrelado a uma ideia do passado.
     No que concerne o medo  Krishnarmurti afirma a existência do medo real, e do medo emocional, o medo real é uma resposta a  um  perigo real, a um acontecimento no agora; por exemplo: A pessoa vem andando quando se depara com um louco com uma faca na mão  vindo em sua direção, então repetinamente  o medo surge como uma resposta imediata ,sem pensamento, é uma ação instintiva. Mas,o medo emocional tem como principal característica a viagem mental para um futuro imaginado , ou para um passado  vivenciado; Por exemplo: A pessoa sentada  em sua residência , bem protegida, sem sofrer nenhuma ameaçã ,passa a imaginar que poderia  contrair uma doença   fatal e morrer , tal pensamento gera medo emocional. Uma pessoa cometeu algo  que julga imoral, mas ninguém soube, então ela pode imaginar  que alguém poderia descobrir o seu segredo , este pensamento gera medo emocional.
   Todavia, apesar de bastante abordado , o viver no agora  é essêncial ,mas para muitos é uma utopia , sem a menor possibilidade que aconteça em sua vida devido fatores que limitam sua possibilidade de edificação  de uma vida feliz, agora. Na verdade , nosso sistema de educação apenas buscam adestrar as crianças ,além de estimular a competição que gera vencedores e derrotados , e neste sistema todos saem perdendo.Contudo não tenho dúvida é possível viver no agora,agora ,neste momento,através de uma ação persistente, porque a ação é  que possibilita a pessoa realizar seu objetivo que é ser feliz agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios