Os animais agem através dos instintos.Portanto,eles são o que são. Não Podem ser diferentes. Já o homem não segue um padrão instintivo, a ele é dado a possibilidade de se auto construir, através da perfectibilidade,(capacidade de se aperfeiçoar), como afirmou Rousseau.
Os animais existem e vivem, no entanto, nada sabem sobre sua existência. Já o homem também existe e vive, mas, diferente dos animais, sabe que existe e vive. Eis,o grande diferencial entre homens e animais.
Portanto, devido sua prisão instintiva, os animais não desenvolvem a capacidade de sentir-se feliz, tampouco, infeliz. Os animais sentem prazer, sentem alegria, sentem tristeza, sentem medo, contudo, nada sabem sobre tais sentimentos, não sabem o porquê de tais sentimentos.
O homem também tem prazer, alegria,tristeza, medo, mas, o homem sabe quando está triste, e o porquê de sua tristeza. Desta forma, o homem pode reconhecer sentimentos, pode buscá-los, portanto, pode construir sua felicidade ou sua infelicidade. No entanto, nenhum animal pode edificar sua felicidade ou infelicidade, porque age de acordo com sua programação instintiva.
O poeta Fernando Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade. No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano. Assim, não aceito que o homem seja
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