A codependência é a doença do controle. O codependente escolhe controlar os outros,as situações,as expectativas, etc. Mas, ao buscar controlar o incontrolável,ele tornar -se um dependente do controle,tal fato produz um processo de aprisionamento muito forte,e, romper este quadro,controlador e controlado, é o processo da recuperação.
No entanto, a recuperação não ocorre de forma mágica,(da noite para o dia),se faz necessário um processo exaustivo,que causa muita dor,mas, produz resultados maravilhosos. Assim, é fundamental a pessoa não desistir por causa de oscilações emocionais. Vale apena pagar o preço e romper com as falsas crenças arraigadas desde a mais tenra idade.
A codependência tem como fonte principal o abuso infantil, que faz a pessoa, sentir-se menos que nada, portanto, um ser insignificante que necessita do "outro" para salvá-lo, pois, só o "outro" é importante. Desta forma, é instalado profundo condicionamento: Eu não mereço ser feliz; não tenho condição de viver bem sozinho(a);deve haver algo errado comigo para merecer ser abusada(o). Este condicionamento forma o cerne da codependência,e induz o codependente aceitar abusos para não perder amor das pessoas.
O medo de perder "amor" das pessoas significativas produz imenso sofrimento,porque, só o outro é importante,eis um processo de super valoração do outro,e para não deixar o outro escapulir, começa o controle, que passa a ser a tônica da relação, proporcionando muito sofrimento. A recuperação consiste em compreender as falsas crenças, e substituí-las por crenças melhores,mais eficazes. Contudo, para romper com estas crenças arraigadas se faz necessário em primeiro plano uma boa vontade,vontade de sarar,mas para atingir a recuperação se faz necessário a ajuda externa,(ajuda de profissional,ajuda de um grupo de doze passos, ajuda de um padrinho,e ajuda de um bom livro).
Outrossim, mesmo com a ajuda do grupo o processo não é fácil,e a imensa maioria de codependente vai preferir o sofrimento conhecido do que passar pela dor da abstinência. Outros viverão negando tais dificuldades. Só uma minoria pagará o preço da recuperação, e, enfrentarão as dores,para depois encontrarem a liberdade, e a felicidade da se viver em um mundo sem controle.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!