Pular para o conteúdo principal

Rejeição!

        Existem pessoas que vivem para agradar os outros, acreditem este número não é pequeno representa uma boa parte da população mundial.  Mas, por que uma pessoa prefere agradar ao  outro, do que a si mesma?  A primeira motivação é o medo de não ser amada; o medo de não ser aceita; medo do abandono, aliado a uma  a necessidade de aprovação, além da  incapacidade de dizer não de forma equilibrada,no momento certo, tal medo do abandono produz baixa autoestima. 
       Ademais, o que o ente humano  mais quer é ser  amado, sentir-se amado, ser feliz! Porque  a rejeição é bastante dolorosa, por isso,  uma imensa parcela da população prefere se colocar  em segundo plano, para não ser rejeitada, prefere submeter -se a abuso de pessoas, na esperança de que algum dia será  amado por estas pessoas.
       Mas, existe os violentos que não aceitam  a rejeição, reagem de forma extrema contra a pessoa que negou - lhe   amor. Chegando a violência, e muita vezes cometem crimes passionais, assassinam quem o abandonou. Por que esta reação tão absurda ao processo de rejeição? Na verdade desde o nascimento  o ente humano precisa sentir-se protegido, amado para ser feliz. Contudo, nem sempre  é tão simples assim, pois o ente humano tem imensa dificuldade de manifestar amor e  mesmo amar outro ser humano, e como a criança necessita receber amor na medida certa, na hora certa, e  da forma correta, mas, recebe abandono, indiferença, então esta criança  abusada, negligenciada, sentir-se-á profundamente ferida, raivosa, e com certeza tornar -se-á um ser incapaz de amar, perpetuando o desamor.  Na prática o que ocorre é controle, super proteção, apego, abuso de todas as  formas, tais comportamentos  são responsáveis pela formação de pessoas doentes, Sociopatas, psicopatas, codependentes, dependentes, pessoas agressivas e fracas.
       Assim, as pessoas que na  primeira infância não receberam amor na hora certa e de forma correta, apresentarão uma série de comportamentos, como: tolerar abuso para não perder o amor de outra pessoa, não sabem dizer o não, utilizam o controle em suas relações, são  controladoras, etc. Tais comportamentos   não apresentam nenhuma afinidade  com o amor. Desta forma, fica evidenciado que não saber dizer não na hora certa é um problema sério  e tem sua principal causa na primeira infância. Então, uma pessoa que não sabe dizer o não com serenidade, amor, o que   deve fazer? O mais importante é fugir da negação, admitir que não consegue dizer o não, segundo deixar de culpar os outros ou situações por este comportamento. Após  esta eliminação da negação começa o trabalho  que deve ser um processo interior  de eliminação das falsas crenças, e da  recuperação da criança interior ferida e abandonada. Tal processo não é fácil, para uma pessoa realizar  sozinha é um processo de extrema dificuldade, este  caminho  é para  poucos. Mas, existem  os grupos de mútua ajuda que utilizam os doze passos  que acolhem estas pessoas,  e através da troca de experiência, ajuda mútua, e a prática dos doze passo. Assim,  a pessoa que se deixa abusar, que anseia sempre por aprovação, pessoas que estão sempre sofrendo ataques de raiva  sem motivo aparente, pessoas controladoras, e extremamente reativas precisam  saber que existem os grupo de recuperação como: Codependententes anônimos, CODA, Neuróticos anônimos ,etc.
       Contudo mesmo com a ajuda destes grupos a recuperação é um processo individual dependendo por demais da boa vontade da pessoa que padece deste transtorno.Não obstante, quem se dedica, com certeza,  encontrá uma recuperação efetiva e viverá feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios