O homem é um incorrigível megalomaníaco. Adora se achar o centro do universo. Sua pretensão é tão absurda que criou Deus como um ser incausado, (causa de si mesmo), Um ser perfeito onipresente e onisciente... Mas no final, se fez seu filho, herdando assim todos atributos de perfeição. (devaneio metafísico).
No entanto, a verdade é que o ente humano é um ser limitado. Um ser medroso. Um ser apavorado sobre ter que morrer um dia. Um ser dominado por suas pulsões. Nietzsche denominou- o : " como uma corda esticada do animal ao super homem". Kant em sua moral defendeu: "As Pulsões têm extraordinária força sobre o homem,mas, o homem através de uma boa vontade poderá vencer suas pulsões."..
Mas o que significa pulsão ? Sua mais simples definição é desejo. Um permanente desejo. Digamos uma insaciável necessidade por mais e mais, no meio de cada vez menos... Schopenhauer definiu vontade: "como uma extrema força por vida". Assim a vontade, esse anseio poderoso por vida fundamenta a força das pulsões. Ora indo para auto conservação, ora indo em busca por mais prazer. Eis a dança das pulsões.
Não vou fracionar as pulsões tampouco julgá - las. Nosso objetivo é chamar a atenção para o eterno conflito proporcionado pelas pulsões ao ente humano. Isto é fato. Então, como conviver com as pulsões sem neurose? Só através da atenção no aqui e agora a cada pulsão que surge. Não permitir que o pensamento gere a cada momento mais pulsões. Posto que lutar contra a pulsão, apenas agiganta este anseio. Celebre cada pulsão, escolha as melhores, sem se preocupar com culpa, pecado, vida pós morte. Celebre o agora e viva cada momento sem vir a ser.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!