Aristóteles defende o amor filia (amor ao que dá alegria, amor ao que no momento produz boa emoção). Assim, amor filia é uma resposta ao que é. Portanto, produz boas emoções,logo,não existe amor filia de forma permanente. Posto que na vida tudo muda. Hoje uma amizade, um relacionamento desperta o amor filia. Já amanhã pode surgir desapontamentos, raivas, decepções, então, o amor filia desaparece.
O amor eros é o Amor desejo, amor romântico sexual, portanto, sempre ocorre na expectativa, assim o amor eros representa a busca de realização dos desejos... Portanto, é a paixão, a necessidade. Desta forma fica evidente que na vida eros ocupa as ilações dos desejos. Logo o amor eros é uma evidência de falta, de carência, enquanto amor filia ocorre sempre no agora porque é uma resposta determinada situação no momento presente. Tal fato demonstra peremptoriamente que amor eterno, para vida toda é apenas um sonho, haja vista, que na prática tudo ocorre como amor filia, ou como amor platônico, e ambos são transitórios.
O amor ágape é amor sublime, desinteressado, amor as pessoas, ao próximo, amor sem desejo (amor incondicional, livre da sexualidade, livre dos desejos, livre das barganhas). Mas, qual dos três é mais importante?Primeiro é importante compreender que para nossa sociedade só existe uma definição de amor, ou seja, amor na pós modernidade seria a personificação do amor filia, do amor eros, e do amor ágape, fato completamente inviável. Porém, os Gregos antigos elaboraram três definições de amor, para representar sua dimensão abrangente, posto que amor é a maior manifestação da humanidade, desta forma fica inserido ao amor: alegria, emoção positiva, desejo, paixão, tesão, sublimidade, devoção, vetc .Assim, cada tipo de amor representa uma faceta do amor, logo, não existe o tipo mais importante, pois, todos são importantes. Todavia, a visão Grega do amor ao meu ver é bem mais realista pois demonstra as facetas da afetividade humana.
Portanto,o ente humano durante sua existência vai vivenciar o amor filia, em algums momentos existenciais também demonstrará o amor eros, amor desejo, denominado por muitos como tesão, desejo, amor sexual, mas, ele é bem mais do que isto. Já o amor ágape é bem mais raro, mas aqui e acolá, o ser humano sentirá sua presença inebriante, sua pujança que o torna completamente diferente dos animais, posto que os animais têm sexualidade, desejo, mas são incapazes de vivenciarem o amor ágape.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!