Sócrates ocupou na história da filosofia mundial uma posição relevante.(foi considerado o pai da filosofia).
No entanto, apesar de pouco se conhecer sobre sua vida, e suas teses, haja vista, ele não ter escrito nada, não ter formado nenhuma escola, como Platão, seu discípulo. Mas, apesar de seu anonimato, Sócrates é objeto de estudo ocupando uma posição de destaque na filosofia mundial.
Podemos dizer que ele é um verdadeiro fenômeno. Mas a pergunta que continua em evidência é a seguinte: Sócrates existiu ou é apenas uma criação de Platão? Tem quem defenda a ideia de que Sócrates não existiu que ele apenas é um importante personagem de Platão em seus diálogos. Desta forma Platão atribuía a Sócrates seu pensamento filosófico. (A através de seus diálogos, sobretudo os diálogos tardios).
Entretanto existe outra corrente que defende a existência de Sócrates real. Sócrates congregou muitos discípulos, sendo o mais importante Platão. No entanto, Platão também o utilizou como personagem em alguns diálogos, sobretudo os diálogos tardios.
Prefiro acreditar na existência do sábio, pois são contundentes os indicativos. Em sua apologia a Sócrates Platão descreve com detalhes o julgamento do filósofo que foi condenado a beber cicuta, um veneno letal, acusado de corromper a juventude e de negar os deuses da Grécia. Durante o julgamento vemos um Sócrates calmo, demonstrar toda sua sabedoria e quando condenado não implorou, não negou seus ensinamentos pelo contrário salientou com justa razão : "Que o estado deveria sustentá - lo pelo resto da vida".
Assim, condenado Sócrates esperou com calma e mantendo constante diálogos com seus seguidores, mas não aceitou fugir sempre salientava: "Se ao morrer e for para um paraíso estarei bem melhor do que aqui. Mas se morrer e nada existir no pós morte quem vai sofrer? Também Sócrates afirmava constantemente: "que filosofar era aprender a morrer. Desta forma fica evidenciado que mesmo sendo um ser discreto sem deixar nenhuma mensagem escrita. Sócrates na verdade viveu em Atenas, berço da filosofia, foi condenado e após sua morte foi agigantado. Foi bastante difundido por seus discípulos principalmente por Platão.
Mas observando a história humana compreendemos que os maiores líderes da humanidade nada escreveram, viveram anonimamente, por exemplo: Jesus, Lao-Tsé, Buda, etc. Portanto defendo a tese que existiu um homem chamado Sócrates que foi condenado a beber cicuta. Sócrates existiu como homem e como personagem de Platão.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!