A necessidade de aprovação é um inequívoco sinal de baixa autoestima. Quando a necessidade de aprovação for o maior anseio de uma pessoa, não resta dúvida, que estamos diante um viciado em aprovação.
No entanto apesar de o viciado em aprovação ouvir o tão desejado elogio, em sua intimidade, reverbera uma voz terrível: " Você é uma mentira. Você não é o que aparenta". Assim toda validação recebida vai para o ralo, desta forma, ampliando o desejo por mais validação.
Mas por que uma pessoa se torna um adicto em validação? Nas pesquisas que realizei ficou evidente: 1) "criança abusada na infância tem uma forte tendência de buscar validação no lugar de amor. 2) Devido por consequência do abuso recebido na infância, a criança cria crenças de desamor, desvalor, estas crenças eliminam a autoestima impulsionando o viciado a, cada vez mais, buscar por validação. Quem não percebe de imediato aquela pessoa que busca ser o centro das atenções? Quem não percebe logo o mendigo por validação? Portanto existe tal tipo de pessoa.
O que fazer para se recuperar desta adicção emocional? Primeiro aceitar que é um dependente por validação. Segundo não lutar contra tal anseio, apenas observar em cada momento que surgir. Terceiro viver o agora sem se comparar com outros e, sempre que surgir este desejo perguntar por que estou desejando aprovação? Tal pergunta muda o foco é permite que um processo de recuperação se inicie. Também existem grupos de doze passos como o CODA- Codependentes Anônimos que possibitam uma efetiva recuperação desta condescendência.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!