Pular para o conteúdo principal
Para pensar!
Montaigne!
Para pensar !
Montaigne !
O filosofo Montaigne, (1533 a 1592) em um de seus ensaios ,escreveu: "Quando uma ideia penosa,me invade,mudo o curso de meu pensamento em vez de tentar suplanta-la.Substituo-lhe uma ideia contrária se possível ou , pelo menos, diferente. Essa mudança alivia-me sempre e acaba por dissipar a ideia incômoda. Se não posso combatê-la , fujo dela e negaceio; mudo de lugar, de ocupação, de companhia, acumulo divertimentos, procuro temas de meditação até que me perca e me abandone".Montaigne ,ao escrever seus ensaios colocava  como figura central a si mesmo ; Assim o leitor Lendo os ensaios vê um relato  humano,e por isso  se identifica ; eis, a magia de Michel de Montaigne. 
Montaigne sempre é atual, novo, porque ele fala dos sentimentos , da vida comum como nos apresenta sem floreio; Quando perdeu  seu grande amigo ,La  Boétie demonstrou toda sua amizade ao seu lado no leito de morte e após a morte um ensaio sobre amizade e durante sua vida  Jamais  esqueceu o  amigo.Entretanto,retornando ao tema observamos uma sábia sugestão  : quando uma ideia nefasta invade sua mente , ele imediatamente substitui por outra contrária  mais positiva.Pois, combater , lutar contra um pensamento só fortalece o pensamento que quer mudar;Além do nais ele salienta  que devido a impossibilidade de vence-la , ele foge  dela.Observando sua sugestão realizada no século XVI, ela  continua  tão atual como naquela época . Portanto a sabedoria do Montaigne  é atemporal , por isso seus ensaios continuam sendo  bastantes atuais .Sempre leio Montaigne, porque através se seus ensaios compreendo  meus problemas , dificuldades. Montaigne é um imenso espelho ,no qual reflete nossa alma,pois, ele não fala  em teorias complexas ,mas fala  dos pequenos medos , dissabores humanos .Portanto lê Montaigne  é como mergulhar  em si mesmo , e encontrar a auto compreensão. Assim,fica evidenciado as causas fundamentais do imenso sucesso ,porque  desde o século XVI  até os dias atuais  Montaigne continua vivo.Mas , a falar sobre os sentimentos humanos, defeitos, medos , ele não faz  com pedantismo, com sentimento crítico , ele o faz colocando a grande importância de sermos humanos  acima de tudo humanos . Saliento para finalizar a memorável amizade de Montaigne por La Boétie ,  pois  com simplicidade ele demonstra o valor  do amigo , da amizade. Assim, sem medo afirmo que Montaigne  é um oásis em nosso íngreme mundo ,pleno de empáfia,pedantismo , onde os títulos preponderam acima dos  homens.Mas  a guisa  de presente  segue algumas frases  do grande Montaigne:
Nada há de mais belo e legítimo do que o homem fazer o bem e como deve ser, nem ciência tão difícil do que saber viver esta vida bem e naturalmente; e, de todas as nossas doenças, a mais terrível é desprezar o próprio ser.
Michel de Montaigne
Abandonar a vida por um sonho é estimá-la exactamente por quanto ela vale.
Michel de Montaigne
A velhice faz-nos mais rugas no espírito do que na cara.
Michel de Montaigne
Desejaria que houvesse o cuidado de lhe escolher [à criança] um condutor [preceptor] que antes tivesse a cabeça bem feita do que muito cheia.
Michel de Montaigne
O silêncio, tal como a modéstia, ajuda muito numa conversação.
Michel de Montaigne
Proibir algo é despertar o desejo.
Michel de Montaigne
Ninguém está livre de dizer tolices; o imperdoável é dizê-las solenemente.
Michel de Montaigne
Mesmo no mais alto trono do mundo estamos sempre sentados sobre o nosso rabo.
Michel de Montaigne
Nós apenas trabalhamos para encher a memória e deixamos o entendimento e a consciência vazios.
Michel de Montaigne
Temos na filosofia uma medicina muito agradável, pois, nas outras, sentimos o bem-estar apenas depois da cura; esta faz bem e cura ao mesmo tempo.
Michel de Montaigne

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios