Pular para o conteúdo principal
Para Pensar !
auto sabotagem ,será que existe ?
Existe, fui um dos maiores auto sabotadores , sempre que estava próximo do sucesso, da felicidade , eu dava um jeito para me complicar , entrar em dificuldades , Só que eu não notava , achava que  tudo  ocorria porque eu não dava certo; porque não tinha condições ou porque não era persistente , esta qualificação era a que mais ouvia de minha mãe ,por isso formei falsas crenças que quase me destruíram completamente . Achando-me incompetente , passei a a ficar satisfeito em apenas parecer  ser ; assim passei trinta e cinco anos parecendo ser : inteligente, feliz, amoroso, bem amado , mas no íntimo uma voz interior  raivosa não parava de repetir e mostrar  que nada ia da certo . Portanto  tudo na minha vida  ficou apenas na aparência ; era orador, conselheiro, professor de curso de casais, apreciado , mas levava uma vida de segunda classe , tudo na minha vida era apenas  um reflexo  do meu mito diretor  como bem afirmou Jõe Caruso  que sempre afirmava : você  não vai dá certo.  Enfim cinquenta  e cinquenta e quatro anos , estava no fundo do posso, um casamento de trinta anos terminado, um endividamento exorbitante, e um medo , uma angustia interior muito grande; dentro de mim existia uma raiva enorme , uma raiva de tudo e de todos. Então acordei ninguém era culpado : pai,mãe, ex esposa, amigos, filhos  o único responsável por tal situação de fazer de conta que estava vivendo  fui eu, mais ninguém, eu tinha dado força a  crenças  e palavras enfraquecedoras; lembro-me que quando parei para olhar minha vida , fiquei abismado , não existia nada de concreto real, tudo era uma acomodação interior ;a minha vida durante todos esses anos  era um processo de auto punição , era aplicação de uma sentença condenatória  a uma vida de aparência de segunda classe . Observando  agora minha vida vejo  a   auto sabotagem : passei por cinco curso superior , mas quando estava alcançando o sucesso , de repente perdia o interesse fazia outro vestibular e começava tudo  de novo  , até um dia desistir, assim foi no amor , nas amizades , em tudo. Claro que mesmo assim consegui uma situação razoável mas hoje sei  que poderia  ter ido bem mais longe . Após  acordar comecei   mudar , a investir em mim , foi com ajuda dos doze passos  que tudo começou a clarear , e posteriormente  com ajuda da filosofia  comecei  a abrir a mente e compreender toda a minha existência  e começar a sair da grandiosa prisão da minha alma . Tem sido um processo lento mas positivo.  Primeiro comecei a falar  em reuniões  com a finalidade de ajudar outras pessoas , sempre falava  mas não escrevia  pois aquela voz dizia : escrever o que ?  apenas repetir o que os outros disseram , então já  aos sessenta anos  comecei a escrever , sim comecei a  escrever o que os outros  escreveram : Kant, Sartre, Sócrates, David Hume , Robert Look, Montaigne e muito outros  ; e foi Montaigne que me despertou ao firmar em seus ensaios : Escrevo sobre mim, minhas angústias, dores alegrias ; portanto eu  escrevo o que estes sábios disseram , mas escrevo o que sinto em meu coração , jamais escrevo algo sem sentimento, em mim o cognitivo  se resume  a forma de escrever  ,a ortografia,  o resto é alma , sentimento .  Desta forma o que eu escrevo é efetivamente parte de mim; escrevo com um único objetivo ajudar   ao  próximo .Certo dia minha filha falando em face Book , Orkut , então perguntei  o que era , ela disse era uma rede social , de amigos virtuais ; como não sabia nada de informática , solicitei um amigo, para fazer um cadastro no  face Book para mim, isto foi no ano passado, comecei a  acessar , mas confesso me decepcionei  achei muita besteira postada , muita mentira  exposta , era tudo faz de contas ; então surgiu a ideia escrever postar matéria  que pudesse levar as pessoas  a pensarem , para minha surpresa  eu que  nunca tinha escrito nada passei a escrever texto até  interessantes , mas infelizmente ninguém lia , foi então que conheci  o G+ e vi as comunidades e imediatamente crie a comunidade filosófica de Sócrates a Sartre  e comecei a escrever , postar matérias para pensar,e depois crie o blog para pensar , minha experiência  de escrever é muito pequena  mas não tenho dificuldades escrevo um texto em poucos minutos , pois em mim tudo flui; sou aquele se perdeu na caverna ,foi acorrentado e encontrou o caminho de retorno , por isso o que escrevo tem energia , força. Sei que muitos poderão está pensando , ele não devia escrever um assunto tão pessoal , mas escrevo por dois motivos : primeiro me faz bem, é uma forma de lembrança da auto sabotagem e segunda ´ é porque esta é melhor maneira de ajudar aos outros . Portanto , hoje preservo minha intimidade, respeito-a  mas não uso máscara e outro ponto importante é que não escrevo sobre teorias escrevo sobre o que vivi , cada artigo meu retrata um aspecto da minha existência e das minhas dificuldades.
autor Walter Leite Blog:walterleitecastro.blogspot.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios