Para pensar !
O eu , alma ,conhecimento na visão Hume e Krishnamurti.
O filósofo , David Hume,(1711 a !776),o mais importante representante do empirismo, defende que todo conhecimento humano é fruto da experiência através das percepções.Consequentemente, os sentidos são essenciais no processo de assimilação do conhecimento; Hume afirma e demonstra experimentalmente , que um cego não tem ideia de cores, não pensa cores, caso ele recuperasse a visão, imediatamente as cores seriam incorporadas e ele, passaria a formar pensamentos e ideais
logo, para Hume o conhecimento vem da experiência não é produto do intelecto, seguindo sua linha de pesamento , ele vai demonstrando que ler, ver, sobre um país é totalmente diferente de uma experiência direta com este país, desta forma Hume afirma que através dos sentidos ocorre as percepções; as percepções efetivamente vivenciadas no mesmo momento ,têm uma força bem maior do que o pensamento posterior ao ocorrido ocorrido, a experiência mais forte vivenciada Hume denominou de impressões, enquanto os pensamentos de algo vivenciado no passado ou por outrem , que são mais fraca ,ele denominou de ideais, além disso Hume declarou que as percepções formam as ideias , pensamentos e que o conhecimento é um hábito, ou seja, deixo um livro cair de qualquer altura ,de imediato antecipo, que o livro cairá sempre , Hume contesta tal afirmação , porque em bilhões de anos um dia isto poderia deixar de acontecer,então esta visão humiana,nos leva a formação do eu humano como um feixe de memória , experiências, portanto o homem é um conjunto de interiorização de vivências.Para Hume : "o homem é muito mais um ser prático e sensitivo do que racional".
Acabamos de ver como Hume definiu eu, o homem, experiência, a razão maior, agora vamos conhecer o pensamento de Jiddu Krishnamurti,sábio hindu, que viveu nos Estados Unidos,(1895 a 1986), Krishnamurti , sempre afirmava que nunca tinha lido um livro, religioso, filosófico, que todo conhecimento vinha direto da experiência,para ele o importante era;"Estamos lidando com com a vida diária real de cada ser humano.Estamos lidando com fatos reais,como medo,prazer ,sofrimento, morte e se ha alguma coisa de sagrada na vida."Como vemos o sábio hindu, trabalhava direto com a vida real, experiência, para ele as percepções são interiorizadas e formam um conjunto de memórias ,então os relacionamentos passa a ocorrer entre memórias e não entre pessoas, outro aspecto importante é que Krishnamurti , nunca discutia metafísica,quando falava do sagrado sempre afirmava Deus ou qualquer nome que você queira dá , além do mais até nossa visão era condicionada pela memória ao ponto de sempre afirmar: "o homem é a coisa observada', ou seja através dos sentidos o ente humano interioriza as impressões formando um conjunto de imagens , destarte, quando vê uma pessoa realmente ele está vendo suas imagens na a pessoa naquele momento, assim acontece com tudo , desta forma Krishnamurti está afirmando o pensamento humiano, sem nunca ter lido Hume,Krisnamurti também salienta que o homem é tão somente um feixe de memórias.
do exposto fica evidenciado a semelhança entre Hume e Krishnamurti, até no que concerne que o conhecimento é como hábito,como podemos ver nesta citação de Krishnamurti: "Esta compreensão da verdade do eterno, não está no movimento do tempo,que é apenas um hábito da mente."O que os empiristas valorizam é a experiência acima de tudo, rejeitam quaisquer ideias racionalistas e metafísicas e tanto para Hume como para Krishnamurti as ideia são por demais parecidas no contexto do empirismo.Salientamos, que no identificamos com esta corrente de pensamento, mas respeitamos quaisquer opiniões, pois o que qualifica o viver é a liberdade plena de escolhas , liberdade de se viver da forma achar melhor a vida , eis a palavra mágica ,liberdade.
O eu , alma ,conhecimento na visão Hume e Krishnamurti.
O filósofo , David Hume,(1711 a !776),o mais importante representante do empirismo, defende que todo conhecimento humano é fruto da experiência através das percepções.Consequentemente, os sentidos são essenciais no processo de assimilação do conhecimento; Hume afirma e demonstra experimentalmente , que um cego não tem ideia de cores, não pensa cores, caso ele recuperasse a visão, imediatamente as cores seriam incorporadas e ele, passaria a formar pensamentos e ideais
logo, para Hume o conhecimento vem da experiência não é produto do intelecto, seguindo sua linha de pesamento , ele vai demonstrando que ler, ver, sobre um país é totalmente diferente de uma experiência direta com este país, desta forma Hume afirma que através dos sentidos ocorre as percepções; as percepções efetivamente vivenciadas no mesmo momento ,têm uma força bem maior do que o pensamento posterior ao ocorrido ocorrido, a experiência mais forte vivenciada Hume denominou de impressões, enquanto os pensamentos de algo vivenciado no passado ou por outrem , que são mais fraca ,ele denominou de ideais, além disso Hume declarou que as percepções formam as ideias , pensamentos e que o conhecimento é um hábito, ou seja, deixo um livro cair de qualquer altura ,de imediato antecipo, que o livro cairá sempre , Hume contesta tal afirmação , porque em bilhões de anos um dia isto poderia deixar de acontecer,então esta visão humiana,nos leva a formação do eu humano como um feixe de memória , experiências, portanto o homem é um conjunto de interiorização de vivências.Para Hume : "o homem é muito mais um ser prático e sensitivo do que racional".
Acabamos de ver como Hume definiu eu, o homem, experiência, a razão maior, agora vamos conhecer o pensamento de Jiddu Krishnamurti,sábio hindu, que viveu nos Estados Unidos,(1895 a 1986), Krishnamurti , sempre afirmava que nunca tinha lido um livro, religioso, filosófico, que todo conhecimento vinha direto da experiência,para ele o importante era;"Estamos lidando com com a vida diária real de cada ser humano.Estamos lidando com fatos reais,como medo,prazer ,sofrimento, morte e se ha alguma coisa de sagrada na vida."Como vemos o sábio hindu, trabalhava direto com a vida real, experiência, para ele as percepções são interiorizadas e formam um conjunto de memórias ,então os relacionamentos passa a ocorrer entre memórias e não entre pessoas, outro aspecto importante é que Krishnamurti , nunca discutia metafísica,quando falava do sagrado sempre afirmava Deus ou qualquer nome que você queira dá , além do mais até nossa visão era condicionada pela memória ao ponto de sempre afirmar: "o homem é a coisa observada', ou seja através dos sentidos o ente humano interioriza as impressões formando um conjunto de imagens , destarte, quando vê uma pessoa realmente ele está vendo suas imagens na a pessoa naquele momento, assim acontece com tudo , desta forma Krishnamurti está afirmando o pensamento humiano, sem nunca ter lido Hume,Krisnamurti também salienta que o homem é tão somente um feixe de memórias.
do exposto fica evidenciado a semelhança entre Hume e Krishnamurti, até no que concerne que o conhecimento é como hábito,como podemos ver nesta citação de Krishnamurti: "Esta compreensão da verdade do eterno, não está no movimento do tempo,que é apenas um hábito da mente."O que os empiristas valorizam é a experiência acima de tudo, rejeitam quaisquer ideias racionalistas e metafísicas e tanto para Hume como para Krishnamurti as ideia são por demais parecidas no contexto do empirismo.Salientamos, que no identificamos com esta corrente de pensamento, mas respeitamos quaisquer opiniões, pois o que qualifica o viver é a liberdade plena de escolhas , liberdade de se viver da forma achar melhor a vida , eis a palavra mágica ,liberdade.
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