O ente humano é um controlador, por natureza, pois quer sempre está seguro de que seus objetivos irão realizar-se, e que nada de ruim irá acontecer, então para assegurar que tudo vai dá certo, busca controlar eventos, e pessoas. No entanto, tal procedimento só produz bastante sofrimento e estresse, além de imensa dificuldade nos relacionamentos.
Pois, ninguém gosta de ser controlado. Assim, controle é estéril, não produz nenhum resultado positivo. Enquanto, o poder é interior, permite que o ente humano possa superar as adversidades, as situações dolorosas, com sabedoria. Assim, o poder interior é benéfico pois permite ao homem buscar alternativas para uma ação mais sábia, mais proveitosa, eficiente , permitindo ao homem uma maneira eficiente para enfrentar as adversidades, os desafios.
Portanto, em cada situação problema o ente humano deve perguntar a si mesmo: (Nesta situação tenho algum controle ? Tenho algum poder ?) são perguntas mágicas,porque permitem ao ser humano sair de forma eficiente e buscar alternativas mais viáveis para solucionar o problema. Segundo Jõe Caruso, ("Tudo que mais desejamos encontra-se em nosso mundo secundário, portanto não temos nenhum controle". O mundo secundário é o mundo que as demais pessoas convivem. Assim deveremos buscar alternativas do uso adequado de nosso poder interior para lograrmos confiança das pessoas que habitam nosso mundo secundário. Não existe outra forma. Contudo, as pessoas esquecem de utilizarem e alimentarem seu poder interior preferindo buscarem o caminho do controle. Apesar da impossibilidade da efetivação do controle, o homem quer ter a certeza que tudo vai ser do jeito esperado. Mas, geralmente se decepcionam; então o que fazer para aumentarmos nosso poder interior e abdicarmos da ideia do controle? Diante de qualquer desafio torna-se fundamental que a pessoa pergunte a si mesmo : Nesta situação qual meu poder ? O que posso fazer para modificar e melhorar tal situação ? Estas perguntas servem para a pessoa mudar o foco da situação negativa , e oferece alternativas mais , inteligentes para transformação ou aceitação da situação problema. Desta forma, fica evidenciado que controle é doença, inflexibilidade, só complica o relacionamento, seja relacionamento romântico sexual, pais e filhos, amizade, profissional, o controle só cria revolta antagonismo, por outro lado o poder forma uma energia de qualidade aproximando o bem da pessoa .A energia da pessoa que usa seu poder interior é de boa qualidade. Portanto vale apena o cultivo do poder pessoal.
Um blog para PENSAR! Para pessoas sem amarras! SE GOSTOU DEIXE SEU COMENTÁRIO E MARQUE SEGUIR !
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!