Para Pensar!
Virtude o caminho para felicidade!
Segundo Aristóteles em sua ética a Nicômaco a felicidade é consequência de uma vida virtuosa,portanto ser virtuoso é uma excelente opção; mas, os entes humanos associam felicidade ao prazer ; tal fato determina por si só uma vida infeliz . Assim prazer e virtude são essencialmente diferentes, pois enquanto o prazer é imediatista ,está associado a ação impensada. A virtude é fruto de uma ação pensada ,vivenciada , consciente ,e muitas vezes sua pratica vai em sentido contrario ao prazer. Eis o principal motivo da ausência da felicidade na vida humana ,porque a vida humana atualmente está profundamente associada a um culto hedonista em seu mais baixo entendimento.hoje vivemos uma sociedade com imensas deformações, com prevalência das compulsões, vícios, como adicções em drogas pesadas, álcool, sexo desenfreado ,etc.Mas tais dependência que se instalam via prazer imediato e repetido eliminam definitivamente da vida humana a felicidade e proporcionam imensa dor, infelicidade.Contudo, saindo dos extremos, observamos sempre que escolhas que prevalecem o prazer, a felicidade é imediatamente subtraída.Por exemplo:Diante da opção entre estudar para se qualificar e lograr uma boa posição profissional ,ou não estudar e "gozar" à vida , brincar, farrear; ou entre comprar imoderadamente ou comprar planejadamente ; Ou de viver de forma maledicente ou viver de forma congruente sem jamais boatar sobre pessoas;etc. Poderíamos continuar citando opções de escolhas entre conduta de vidas sempre colocando a opção entre prazer imediato e dor e a escolha preferida trará consequências , e a vida tem demonstrado que as escolhas que optam pelo prazer imediato eliminam a felicidade futura; será verdade?Segundo Aristóteles a felicidade é incompatível com o prazer imediato , pois segundo o filósofo felicidade é o equilíbrio ventre os vícios do excesso e da escassez. Assim. entre o perdulário e o avarento encontra-se a felicidade, entre o glutão e o anoréxico encontra-se a felicidade, entre a luxúria e a castidade encontra-se a felicidade. Desta forma fica evidenciadona na ética de Aristóteles o caminho do meio, princípio defendido pelo budismo.Pois ser virtuoso demais ,ou pecador demais, amar demais, rezar demais , enfim qualquer coisa realizada em extremo causa desequilíbrio e desequilíbrio é sofrimento,portanto infelicidade. Mas, entre o excesso pecaminoso e o excesso virtuoso existe uma diferença ,pois virtude mesmo em excesso é preferível do que pecado contido. Entretanto, felicidade , alegria natural de viver , o bem mais desejável , só ocorre diante o equilíbrio virtuoso.Contudo a humanidade anseia por felicidade, deseja felicidade:casa , separa, estuda , trabalha , tudo que realiza visa encontrar uma vida feliz. Mas por que apesar de desejar bastante a felicidade a imensa maioria da humanidade não consegue ser feliz?Porque felicidade é um acontecimento , não existe o ser feliz , pois ser pressupõe uma ação deliberada realizada para encontrar a felicidade após a realização, como se a felicidade se encontrasse em algum lugar fora de si, mas não existe nenhuma ação efetiva que garanta a felicidade , pois toda ação produz resultados agradáveis ou desagradáveis , mas a felicidade transcende a condição agradável ou desagradável , pois não existe felicidade lá , em algum lugar ;Assim , uma pessoa mesmo sentindo imensa dor pode está feliz apesar da dor , enquanto uma pessoa pode está sentindo muito prazer mas sentindo-se profundamente infeliz. Assim fica evidenciado que felicidade é um acontecimento interior ,profundo que manifesta-se através da liberdade interior , não depende de práticas mas acontece diante das práticas virtuosas quando estas ocorre como uma decisão livre sendo portanto , a manifestação da liberdade interior. Neste sentido ser virtuoso faz uma imensa diferença, não para se aprovado, festejado , como santo mas porque o acontecimento felicidade ocorrerá mais provavelmente diante da ação livre da virtude . Portanto a ética aristotélica é correta e continua sendo bastante atual , pois fora da livre virtude só ocorre sofrimento, mesmo diante de situações prazerosas.Neste sentido a virtude é o único caminho para felicidade.
Virtude o caminho para felicidade!
Segundo Aristóteles em sua ética a Nicômaco a felicidade é consequência de uma vida virtuosa,portanto ser virtuoso é uma excelente opção; mas, os entes humanos associam felicidade ao prazer ; tal fato determina por si só uma vida infeliz . Assim prazer e virtude são essencialmente diferentes, pois enquanto o prazer é imediatista ,está associado a ação impensada. A virtude é fruto de uma ação pensada ,vivenciada , consciente ,e muitas vezes sua pratica vai em sentido contrario ao prazer. Eis o principal motivo da ausência da felicidade na vida humana ,porque a vida humana atualmente está profundamente associada a um culto hedonista em seu mais baixo entendimento.hoje vivemos uma sociedade com imensas deformações, com prevalência das compulsões, vícios, como adicções em drogas pesadas, álcool, sexo desenfreado ,etc.Mas tais dependência que se instalam via prazer imediato e repetido eliminam definitivamente da vida humana a felicidade e proporcionam imensa dor, infelicidade.Contudo, saindo dos extremos, observamos sempre que escolhas que prevalecem o prazer, a felicidade é imediatamente subtraída.Por exemplo:Diante da opção entre estudar para se qualificar e lograr uma boa posição profissional ,ou não estudar e "gozar" à vida , brincar, farrear; ou entre comprar imoderadamente ou comprar planejadamente ; Ou de viver de forma maledicente ou viver de forma congruente sem jamais boatar sobre pessoas;etc. Poderíamos continuar citando opções de escolhas entre conduta de vidas sempre colocando a opção entre prazer imediato e dor e a escolha preferida trará consequências , e a vida tem demonstrado que as escolhas que optam pelo prazer imediato eliminam a felicidade futura; será verdade?Segundo Aristóteles a felicidade é incompatível com o prazer imediato , pois segundo o filósofo felicidade é o equilíbrio ventre os vícios do excesso e da escassez. Assim. entre o perdulário e o avarento encontra-se a felicidade, entre o glutão e o anoréxico encontra-se a felicidade, entre a luxúria e a castidade encontra-se a felicidade. Desta forma fica evidenciadona na ética de Aristóteles o caminho do meio, princípio defendido pelo budismo.Pois ser virtuoso demais ,ou pecador demais, amar demais, rezar demais , enfim qualquer coisa realizada em extremo causa desequilíbrio e desequilíbrio é sofrimento,portanto infelicidade. Mas, entre o excesso pecaminoso e o excesso virtuoso existe uma diferença ,pois virtude mesmo em excesso é preferível do que pecado contido. Entretanto, felicidade , alegria natural de viver , o bem mais desejável , só ocorre diante o equilíbrio virtuoso.Contudo a humanidade anseia por felicidade, deseja felicidade:casa , separa, estuda , trabalha , tudo que realiza visa encontrar uma vida feliz. Mas por que apesar de desejar bastante a felicidade a imensa maioria da humanidade não consegue ser feliz?Porque felicidade é um acontecimento , não existe o ser feliz , pois ser pressupõe uma ação deliberada realizada para encontrar a felicidade após a realização, como se a felicidade se encontrasse em algum lugar fora de si, mas não existe nenhuma ação efetiva que garanta a felicidade , pois toda ação produz resultados agradáveis ou desagradáveis , mas a felicidade transcende a condição agradável ou desagradável , pois não existe felicidade lá , em algum lugar ;Assim , uma pessoa mesmo sentindo imensa dor pode está feliz apesar da dor , enquanto uma pessoa pode está sentindo muito prazer mas sentindo-se profundamente infeliz. Assim fica evidenciado que felicidade é um acontecimento interior ,profundo que manifesta-se através da liberdade interior , não depende de práticas mas acontece diante das práticas virtuosas quando estas ocorre como uma decisão livre sendo portanto , a manifestação da liberdade interior. Neste sentido ser virtuoso faz uma imensa diferença, não para se aprovado, festejado , como santo mas porque o acontecimento felicidade ocorrerá mais provavelmente diante da ação livre da virtude . Portanto a ética aristotélica é correta e continua sendo bastante atual , pois fora da livre virtude só ocorre sofrimento, mesmo diante de situações prazerosas.Neste sentido a virtude é o único caminho para felicidade.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!