Pular para o conteúdo principal

Alegria e tristeza !

Para pensar !
Alegria  e tristeza !
            Segundo  Espinosa ,Alegria  é : "Sair de um estado de baixa potência para um estado de alta potência,enquanto tristeza é sair de um estado de alta potência para um estado de baixa potência". Assim na visão de Baruch Spinoza  Alegria produz um ganho de energia, de vigor, de pujança, e, e na linguagem mais popular  é  a melhora considerável do astral, e a tristeza representa perda de vigor, de pujança. Tal definição é muito coerente ,pois, agora é ponto pacífico a visão holística sobre o homem, porque o ente humano é  corpo, emoção, sentimento, e cada um repercute no outro, assim, um problema físico pode e produz efeitos no campo astral, mental e emocional da pessoa, da mesma form,a uma preocupação , um estresse emocional  resulta na produção de cortisol ,que segundo a Wikipédia  é :" O Cortisol é uma hormona corticosteróide da família dos esteróides, produzido pela parte superior da glândula supra-renal (no córtex suprarrenal, porção fasciculada ou média) diretamente envolvido na resposta ao estresse. Sua forma sintética, chamada de hidrocortisona, é um anti-inflamatório usado principalmente no combate às alergias, a artrite reumatóide (Britannica) e alguns tipos de cancro. O nome cortisol, deriva de córtex.
Tem três ações primárias: estimula a quebra de 1) proteínas, 2) gorduras e 3) providencia a metabolização da glicose no fígado. Considerado o hormônio do stress, ativa respostas do corpo ante situações de emergência para ajudar a resposta física aos problemas, aumentando a pressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando energia muscular. Ao mesmo tempo todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas e o organismo se concentra na sua função catabólica para a obtenção de energia. Uma vez que o stress é pontual, superada a questão, os níveis hormonais e o processo fisiológico volta a normalidade, mas quando este se prolonga, os níveis de cortisol no organismo disparam (Enciclopédia Médica Ferato)."
                 Portanto, é ponto pacífico a repercussão dos estados de alegria e tristeza na vida humana , por quê? Porque o homem é  o único ser no universo que tem a seguinte característica : "Existe e sabe que existe, vive e sabe que vive , mas também sabe que um dia findará". Assim, a autoconsciência  que representa um enorme beneficio , também representa a primeira fonte de medo, estresse, haja vista, gerar o o medo dos medos  que é , o medo do morrer,perecer, findar. Mas, além de saber que um dia findará o homem tem consciência exata do que está ocorrendo em cada momento de sua existência , quer seja uma coisa boa ,positiva, ou uma coisa negativa ,estressante, e como o ser humano é uma unidade perfeita cada situação ,evidentemente, repercutirá em todos os aspectos  da existência humana, pois , a vida humana é um todo .
                   Não obstante,  os benefícios da autoconsciência , ela , é a maior fonte de sofrimento  de angústia existencial , e a responsável direta pelo  surgimento das religiões , bem como pela criação de deus, das religiões pelo homem atormentado pela possibilidade de um dia findar, portanto, na filosofia  desde a antiguidade, dos pré socráticos ,  até a pós modernidade , tem produzido  inumeráveis trabalhos salientando,   a angustia  existencial, a morte, o medo do findar,  a metafísica, a ontologia, o existencialismo, a filosofia criacionista, assim, em toda trajetória  da filosofia  o tema central , fundamental  é a finitude do homem. Soren Kierkegaard  pai do existencialismo  colocava a angústia  sobre  o findar, e vida pós morte, como uma constante na vida humana; Blaise Pascal, foi outro atormentado com a possibilidade do findar que chegou a orientar  o seguinte procedimento : Cabe ao homem escolher se acredita em Deus, na vida eterna ou não, ele sugere que o homem deveria optar  por acreditar em deus, pois  caso  acreditasse em deus  ele não existisse , o homem ao morrer não estaria lá para comprovar seu engano, mas se  deus existisse ele não seria condenado.Martin heidegger  , definia o "Daisen"  como uma preparação do homem para a morte, ou  que o homem era um ser para a  morte.
                      Do exposto , conclui-se que Alegria e tristeza são aspectos inerentes a vida humana ,devido principalmente pela  autoconsciência  , e pela capacidade de   antecipar possíveis  acontecimentos através do processo da temporalidade , ou seja, divisão tom tempo em futuro, presente e passado, que gera expectativas , ansiedades, , construindo momentos felizes e momentos infelizes. Então o que fazer para  transcender  a alegria  e a tristeza,  O principal caminho  , com certeza, é viver o agora,, com atenção e neutralizando a dança temporal , matando  toda expectativa, desejo, e desenvolvendo o amor fati, amor pela vida da forma como se apresenta. 
                      
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios