Pular para o conteúdo principal

As quatro leis da vida ,uma visão oriental!

Para Pensar !
As quatro leis da vida ,uma visão oriental!

       1ª Lei – A PESSOA QUE CHEGA É A PESSOA CERTA.
Ou seja, ninguém chega em nossas vidas por acaso, todas as pessoas que nos rodeiam, que interagem conosco, estão ali por algum motivo, para nos fazer aprender e avançar em cada situação.
2ª Lei – O QUE ACONTECE É A ÚNICA COISA QUE PODIA ACONTECER.
Nada, absolutamente nada do que nos acontece em nossas vidas poderia ter sido de outra maneira, nem sequer um detalhe mais insignificante. Não existe aquilo de …”se tivesse feito tal coisa … teria acontecido tal coisa …”.
3ª Lei – EM QUALQUER MOMENTO QUE COMECE É O MOMENTO CORRETO.
Tudo começa no momento certo, nem antes nem depois. Quando estamos preparados para que algo novo comece em nossas vidas, aí então começará. O que aconteceu foi o que pôde acontecer e teve que ser assim para que aprendêssemos essa lição e seguíssemos em frente. Todas e cada uma das situações que acontecem em nossas vidas, são perfeitas, ainda que nossa mente e nosso ego resistam e não queiram aceitar.
4ª Lei – QUANDO ALGO TERMINA, TERMINA.
Simplesmente assim. Se algo terminou em nossas vidas, é para nossa evolução , portanto, é melhor deixá-lo seguir adiante e avançar já enriquecidos com essa experiência. Creio que não é por acaso que você esteja lendo este texto. Se este texto chega em nossas vidas é porque estamos preparados para entender que nenhum floco de neve cai em lugar errado.
(Ensinadas na Índia)
           A pessoa que chega é a pessoa certa ,será? a visão deste ensinamento demonstra que não existe acaso, azar, injustiça ,pois segundo este princípio tudo que ocorre ao ente humano , tem uma finalidade espiritual, um   ensinamento  repassado para uma pessoa que necessita aprender uma lição,superar uma fragilidade,pagar algum débito cármico. Jean Paul Sartre ,pai do existencialismo ,afirmou: "O homem é condenado a  ser livre". O ser humano é livre portanto tudo que ocorre em sua vida é de uma forma, ou  outra, uma resposta há alguma escolha. Confrontando os dois ensinamentos observamos que na visão sartriana não existe certo e errado, pois tudo é consequência de uma escolha anterior ,e que só o homem enquanto  vive pode escolher ,assim os ensinamentos de Sartre reforçam as leis citadas acima , pois toda pessoa em nossa vida ,só passa a fazer parte de nossa vida se nós escolhermos ,decidirmos que ela faça parte. Então , o ensinamento  indiano  é  tão existencialista quanto  o ensinamento de Sartre, e o  ensinamento de Sartre  é tão espiritual ,quanto as hindus.
           O que acontece é a única coisa que poderia acontecer ,não poderia ser diferente ? Tal ensinamento não é fatalista demais ?Não poderia ser diferente ,não por qualquer causa sobre natural,mas ,acima de tudo, por as leis mentais , espirituais demonstram peremptoriamente, que a energia mental, emocional, os pensamentos, as escolhas,, os comportamentos produzem   produzem  acontecimentos afins. Portanto, tudo que ocorre ao ente humano ocorre dentro de um contexto espiritual,emocional,assim, jamais poderia ocorrer algo diferente; Por exemplo: Um estudante aplicado estuda, frequenta as aulas, busca amizades que gostam de estudar , não frequenta ambientes  negativos , assim após alguns anos este jovem se forma e faz um carreira  brilhante. Enquanto seu irmão seguiu caminhos opostos ,não estudou, gasetava aulas, na adolescência começou a usar drogas , posteriormente começou a assaltar , um dia foi morto pela policia  durante uma assalto.Eis duas histórias de duas pessoas  que moravam na mesma casa ,receberam a mesma educação.Mas, dois destinos diferente, um  brilhante,outro catastrófico, será possível  acontecer ?É possível e ocorre  com bastante frequência em nossos dias , e só reforça que o que acontece na vida de uma pessoa é consequência de escolhas, comportamentos.,
            Em    qualquer momento que comece é o momento correto,será ? esta lei é uma complementação da anterior ,pois, ninguém realiza algo antes do tempo,, se faz necessário um processo de maturação preparo, e na maior parte  a pessoa não sabe , apenas vai vivendo, aprendendo, então subitamente resolve,decide seguir tal direção. Por exemplo, Nunca escrevi, e apesar de gostar de ler, não pretendia escrever nada, mas , como funcionário  de uma empresa federal , fui  transferido para uma cidade do interior  de cem mil habitantes, então  começou a sobrar tempo, e inesperadamente comecei a escrever aos sessenta e dois anos, e ao  começar escrever qualquer texto  começava ,colocando , "Para pensar ",após escrever  cem pequenos textos por sugestão de uma amiga, formei o  blog Para pensar, e já escrevi mais de seiscentos textos . Desta forma aconteceu na minha vida algo que jamais esperava. Assim a lei  demonstra veracidade.
           Quando algo termina ,termina.Será ? Realmente é verdade, e já no século seis antes de Cristo Heráclito já firmava : "Aqui nada é permanente , a única permanência  é a mudança ".Portanto, nada aqui ocorre para sempre , desta forma , existe o começo e fim da cada etapa, e sempre que  ocorre o findar ocorre a dor da mudança, a dor das perdas, o processo de luto. Mas, a vida ,não retroage sempre segue em frente .Portanto , os amores florescem , mínguam, as carreiras seguem sa trajetória com sucesso ,mas um dia chegará o fim. Não tenho dúvida na vida tudo tem seu começo e fim, até a  minha vida, assim, o importante é aceitar tal fato e celebrar cada momento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios