Pular para o conteúdo principal

Pensar ou ter pensamentos,qual a diferença ?

Para pensar !
Pensar ou ter pensamentos,qual a diferença ?
            Jean Paul Sartre define o homem como um projeto,um ser  em constante aprimoramento. Um ser que nada herdou  de algum criador ,portanto vem do nada ,logo , seu aprimoramento é fruto de sua conquista,   e dá capacidade de buscar seu aperfeiçoamento. No entanto, seu crescimento só    ocorre devido a liberdade existencial .Assim,Sartre  reforça a posição de   Rosseau , que também define o homem como um ser capaz de aperfeiçoar - se ,portanto um ser que nutre a perfectibilidade. 
Kant, em sua obra prima crítica da razão pura ,salienta que a mente  do homem não é uma tabula rasa como salientou Robert Locke ,mas algo extraordinário ,pois consegue enquadrar os acontecimentos nas categorias espaço e tempo, além compreender o fator causal de  cada acontecimento.E tais categorias são inatas ao homem,são apriorísticos. Desta forma , a mente não é apenas um aglomerado de memórias.
             Portanto,fica evidenciado que o ato de pensar ,ou ter pensamentos ,é um atributo do ser humano, o homem é o único ser vivo capaz de pensar. Todavia, existe uma imensa diferença entre pensar  e ter pensamentos,porque pensar  é o processo único em que o  homem reflete  sobre coisas,objetos, acontecimentos, previsões ,antecipações, porquanto, só o ente humano tem plena capacidade de entender o contexto, que está inserido,de compreender cada desafio,além de prever,antecipar ,quaisquer acontecimentos,seja, bom ou funesto,e encontrar alternativas para resolver problemas. Porém, o pensamento ,pode ser também  utilizado para relembrar acontecimentos findos ,que estão gravados na memória,mesmo que tenha acontecidos há anos.Assim fica patenteado dois aspectos no processo do pensamento:permanecer no velho,permanecer nas garras reativas dos acontecimentos;Buscar o novo,transcender o velho. 
               Permanecer no velho,  representa o processo mais elementar do pensamento,porquanto, não busca alternativas  novas, não quebra paradigmas, assim tal processo gera pensamentos obsessivos,preocupações e pensamentos mórbidos,jamais encontrará a solução da situação,pelo contrario acrescentará mais problemas ,e por consequência mais dor, mais infelicidade.
                Buscar o novo - É o processo corajoso de largar o conhecido, não perder tempo remoendo acontecimentos passados ,sim mudar o foco,   buscando novas alternativas, novas ideias , além  de compreender   que o que não tem solução, solucionado está.Desta forma, com certeza, aparecerá alternativas novas, jamais imaginadas. No entanto, a imensa maioria da humanidade prefere o sofrimento conhecido ,do que a felicidade desconhecida devido ao medo mórbido de sofrer.
                   Contudo, além de pensar o ente humano recebe pensamentos do universo, diariamente são milhares  de pensamentos invasores.  No entanto, o importante  é o  ente humano compreender que estes pensamentos geralmente são de uma gama vibratória de péssima qualidade. Os pensamentos invasores são oportunistas , e quando sentem que não existe a menor resistência ,se  instalam e passam a controlar a vida deste ser fragilizado. Na verdade , não tenho dúvida em afirmar  que a maioria da humanidade pensa pouco ,mas tem muito pensamentos, e tais pensamentos invasores são semelhantes ao estado mental ,emocional, espiritual, da pessoa  que está recebendo tais  pensamentos. Como, pensamento é energia, tem puder, é um ato de extrema negligência o ser humano permitir que pensamentos invasores passem a controlar  sua vida emocional, mental , afetiva.Portanto, auto conhecimento é o processo de atenção e compreensão de cada pensamento  que chega,não permitindo que estes pensamentos se instalem em sua mente,causando transtornos  comportamentais . Logo, ao compreender que está tendo pensamento , é fundamental imediatamente  realizar uma ação desmascaradora dos invasores ,não permitindo que criem  poder.Pois tais pensamentos invasores são uma especie e  virús mental.
                    Assim, a principal diferença entre pensar e ter pensamentos é que o pensar é um processo lento ,meticuloso, pois avalia os mais diversos  ângulos da situação, examinando os prós e os contras, além de buscar focar novas alternativas,  para  transformar a situação. Enquanto, ter pensamento é o processo apático no qual pensamentos  invasores chegam ,e como não são  eliminados ,criam forças , e quando menos se espera  apodera - se da pisque do ente humano causando inúmeros  constrangimentos . Portanto , a diferença entre pensar e ter pensamentos  é que o pensar nasce na intimidade do homem,vai  se formando gradativamente, enquanto ter pensamentos é o processo de receber pensamentos do nada, já formado, e que geralmente é de baixa gama vibratória.Portanto, é bastante prejudicial em todos os aspectos na vida do homem.posto que ,geralmente os pensamentos negativos são mais abundantes,pois, nosso universo está bastante contaminado com vibrações de  péssima qualidade, como : Raiva, inveja, medo, maledicência, enfim tudo de negativo gerado pelo homem, e a única maneira de neutralizar tais forças nefastas será através da auto consciência e atenção permanente ,jamais permitindo a invasão de tais força negativas em sua mente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios