Pular para o conteúdo principal

Otimista ou pessimista !

Para Pensar !
"O pessimista diante as oportunidades vê  dificuldades , enquanto o otimista em cada dificuldade vê  possibilidades". Autor desconhecido.
        Deparei-me com esta frase hoje pela manhã , ao visitar uma repartição do governo  , a frase estava  em um flanelógrafo ,bem a mostra, bem evidente, então ,subitamente deparei-me com ela ,confesso  que fiquei impressionado  , e ali  mesmo ,pensei, -Vou escrever um texto  sobre o otimista e o pessimista. Mas, esta frase evidencia  a priori que ser otimista ou pessimista ,não é  uma mera opção pessoal, ou seja, pessoas escolhem deliberadamente serem negativas ou positivas. Pelo contrário a referida frase demonstra que ser positivo ou negativo é uma questão de foco, mas, o que é foco ? foco é a visão centralizada da mente sobre qualquer situação ,condicionamento mental  que espera e vislumbra aspectos positivos ou negativos.
       Portanto, ser Otimista ou pessimista não é uma opção  pessoal, uma ação deliberada fruto de alguma escolha ; Mas, fruto de um condicionamento mental , oriundo de um processo de atuação de crenças negativas ou positivas , e tais crenças são formadas durante a vida , principalmente na infância devido a abusos físicos, a abusos emocionais, ou interpretação equivocada sobre algum episódio  negativo. Posto que, nada que ocorre  a uma pessoa  pode ser apagado deletado , tudo fica armazenado em forma de imagem , e atua sempre  que um gatilho emocional  é acionado.Eis, o processo  formador das crenças .Logo, o otimista é uma pessoa que tem crenças melhores, positivas que acionam uma boa autoestima, uma capacidade de esperar o melhor , e ver sempre  o  melhor independente da situação vivenciada; enquanto o pessimista mantém crenças negativas, imagens negativas sobre si, sobre sua capacidade. Então,o otimista focaliza sentimentos, expectativas , positivas , e o negativo sempre focaliza  o pior, as derrotas, mesmo que afirme que acredita , em sua intimidade o pessimista está preso a  expectativas adversas.
         Desta forma, as técnicas  praticadas pelo sistema de auto ajuda  não resolvem, pois,as convicções estão vivas na subjetividade do homem. Por conseguinte, muito pouco adianta a mera repetição de sou bom! Sou o melhor! Sou um vitorioso! Pois emocionalmente o fracasso está bem vivo.  Então o que fazer  parra aprender a mudar o foco de negativo para positivo? Acredito que mesmo diante as maiores calamidades o ente humano é livre, mas, no entanto, nem sempre exercita sua liberdade com sabedoria, alguns se auto sabotam, porque na intimidade acreditam que não merecem ser felizes, vitoriosos, e por acreditar que não merece a vitória ,sempre focaliza o negativo, a derrota , e como na intimidade todo mundo quer sempre ter razão , esta pessoa fará tudo para  se auto sabotar. Assim, a priori seria importante o homem  compreender suas crenças, suas manifestações positivas ou negativas, realizar uma viagem a sua infância, compreender cada mensagem negativa, as  crenças negativas, mas, não buscar eliminá-las, pois seria impossível, mas, mudar o contexto emocional de cada convicção negativa, por convicções melhores, fortalecedoras. Porém, o processo requer uma atenção permanente, e quando  estiver focando o negativo, imediatamente , salientar as mensagens positivas , com episódios de vitórias ocorridos em sua vida  , além , de validação  realizadas por  pessoas significativas.
          Portanto , não se faz um otimista ou pessimista   da noite para o dia , requer anos de abusos , críticas, auto sabotagem , da mesma forma para transformar o pessimista em otimista não é um processo mágico , que ocorre em um piscar de olhos, pelo contrário requer anos em busca de auto conhecimento , persistência, auto  determinação aliada a uma boa vontade, mas , assim mesmo o pessimista jamais morrerá.  Assim, o fundamental é criar uma atmosfera positiva em torno de si, praticar o falar positivo, jamais  cultivar pensamentos invasores derrotistas, e amar a vida ,compreendo que ela é tudo sem ela nada. Desta forma , com certeza a qualidade de vida desta pessoa será  significativamente  melhorada, e poderá vislumbrar momentos felizes  apesar da impermanência desta vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios