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Metafísica de Parmênides!

          Parmênides(VI e V) fundamentando sua teoria do Ser,(Deus), dividiu a questão em três vias: I) da verdade absoluta; II) das opiniões  falazes; III) da opinião plausível. Da verdade absoluta -  Esta via é fundamentada nos seguintes princípios: o Ser é e não pode não Ser. O não Ser não é e não pode ser.Portanto o Ser existe, enquanto o não Ser não existe. Tal principio  conduz para ideia de imutabilidade do Ser, e para a ideia de que o Ser não foi criado, pois implicaria que o não Ser fosse seu criador. Outra ideia desta verdade absoluta é que para o Ser não existe passado e tampouco futuro, só o eterno presente. Desta forma se  conclui que o Ser é perfeito e homogêneo, além de  esferóide, uma vez que, o circulo  representa a perfeição.
         Portanto, por esta lógica fica evidente que nada existe fora do Ser, portanto, o pensamento também é Ser, logo, existe a total impossibilidade de se pensar o nada. No entanto o Ser parmendiano por esta via é imóvel além de homogêneo. Ou seja, à negação do fenômeno, negação  Da corrupção  do Ser, fato por demais contestado, devido a aporias geradas por tais definições do Ser.
          A segunda via das opiniões falazes salienta que os sentidos, digamos, enganam o homem. Portanto a  mutabilidade de fato não existe, os fenômenos  também não existem. Absurdo?  Mas Parmênides defende este ser imóvel, esferóide, uniforme, sem passado, sem futuro, incitado. Já a terceira via das opiniões plausíveis procura harmonizar as duas vias, afirmando o ser evo não ser como um único Ser.
          Parmênides influenciou todo pensamento ocidental sobretudo Sócrates, Platão e Aristóteles, pois, ousou criar a ideia de Ser perfeito que habita nas pessoas, permitindo sua singularidade. Na verdade está definição de ser é muito parecido com a definição do Deus cristão, observem: Deus é perfeito, homogêneo, auto criado, sem passado e sem futuro, porque ele sempre é; Imóvel porque está em todo lugar; Tudo está nele, portanto o nada não existe. Eis o Ser de Parmênides que contempla a definição do Deus cristão.
       

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