O momento precioso onde encontrá - lo? Todos querem ! Mas, poucos o encontram. Por quê ? Porque é próprio do ente humano a insatisfação com seu momento presente. Assim deixam de saborear cada momento especulando sobre as possibilidades do amanhã,ou muito pior, chafurdando sobre suas reminiscências. Neste processo o presente míngua ou escapole entre os dedos; eis o porquê de não se encontrar com o momento precioso. Toda mágica só acontece no agora. Fora do agora nada. Nada existe fora do agora. Santo. A Augostinho definia a dança temporal como : presente do passado, presente do presente e presente do futuro,( futuro vira presente e presente vira passado), portanto tudo é presente. Assim presente do passado ocorre porque alguém no presente medita, pensa, sofre e até chora sobre algo acontecido no passado, porém ele se encontra no agora pensando e sentindo sobre algum acontecimento passado logo já finalizado. Presente do futuro é devido uma pessoa no agora elaborar pensamento sobre algum acontecimento bom ou mau que poderá acontecer no futuro, mas ele se encontra imaginando no agora. Presente do presente é a pessoa .É o momento precioso,mas o ente humano sabe que está no presente e dele não pode sair. Sempre estará no presente, Mas por que ocorre a dança temporal? Porque o ente humano diferente dos animais pensa, portanto, sabe que vive agora e que um dia morrerá, eis o drama humano, a auto consciência. O animal vive, mas não sabe que vive. Não pensa, logo para ele não existe passado, tampouco futuro. Pense nisso.
Os ditados têm um poder de síntese fabuloso, uma vez que, eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância. Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualq...
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!