Pular para o conteúdo principal

Ansiedade!

             A ansiedade mal da sociedade moderna  aniquila toda possibilidade do homem viver feliz, alegre, pois elimina do ente humano sua serenidade e atenção ao momento presente. A Wikipédia define ansiedade, assim: ("ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo (ver sintomas mais frequentes abaixo relacionados").

            Mas o que é ansiedade e como se manifesta? ansiedade acontece quando não existe presença no agora. Então, o ente humano gera uma expectativa uma busca, (vir a ser), uma fuga do agora para o amanhã  imaginando acontecimentos, bons ou maus, que podem acontecer,  como também podem não acontecer. Assim, esta viagem mental  para o amanhã imaginado, gera consequência:(a  ansiedade). A ansiedade  ocorre também quando a pessoa antecipa  mentalmente algum acontecimento  funesto, ou positivo este processo antecipatório gera  a ansiedade,medo. Que ocorre quando a pessoa desejando que algo ocorra passa a imaginá-lo   realizado  no futuro, ou ansiando que o futuro chegue logo para  viver o sonho desejado, mas tal processo aniquila o presente,  eis o imenso prejuízo emocional.

         Desta forma, esta viagem mental produz energia que por sua vez gera ansiedade. Mas o que a ansiedade pode proporcionar ao homem? Além do estresse físico,  e mental  que desestabiliza toda estrutura emocional da pessoa  tornando-a predisposta  a doenças; além de deteriorar  a qualidade  de vida do ente humano. Então  o que é necessário fazer para a eliminação da ansiedade?  É muito simples,  mas,  não é fácil, pois o homem é  desatencioso. Assim sem atenção ao agora, o homem torna-se presa fácil  dos pensamentos negativos, pensamentos  antecipatórios causa maior da ansiedade. Portanto, o que é importante  é que ocorra a compreensão da cada instante sem nada agarrar, pois a vida é um constante vir a ser.
      Contudo, a imensa maioria busca o caminho mais fácil para superar os transtornos de ansiedades, assim  busca: Métodos de auto ajuda com mera repetição de palavras; busca as religiões  e através de orações  ou práticas exageradas da religião; busca o conforto através do álcool, drogas etc. Mas, infelizmente tais métodos são inoperantes  e o que geralmente ocorre é apenas uma melhora temporária.

            Portanto, vale apena  investir na mudança de hábito, e na edificação de um caráter equilibrado. Portanto,  fica evidenciado que não existe processos mágicos para vencer  tão obstinado problema. Tampouco  adianta lutar, pois a luta só fortalece  o que se deseja eliminar. Posto que, só existe um caminho que é  viver o agora,  compreender  que como muito bem disse Jesus: ("a cada dia basta seu mal"). Assim,  o importante é matar o dragão antes  de crescer.  Pois, cada momento  bem vivido permite  a total eliminação  da ansiedade, eis o caminho.

Comentários

  1. o que cura a ansiedade é conhecer Deus verdadeiramente! pois assim terá um objetivo na vida, e entenderá todo o resto!!!

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO PELO COMENTÁRIO,NA VERDADE A FÉ E A PRATICA RELIGIOSA COM CERTEZA ELIMINA A ANSIEDADE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestão ,muito nos honra seu acesso ,Seu comentário é nossa melhor forma de melhorar as postagens, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

O HOMEM É UM CADÁVER ADIADO! FERNANDO PESSOA.

       O poeta Fernando  Pessoa revela a maior certeza do ente humano, a morte. Eis a fonte de medo, ansiedade da humanidade posto que o homem é auto consciente, portanto, ele sabe que existe e vive, também sabe que um dia irá morrer. Apesar de ser uma frase  extremamente realista, ( "o homem é um cadáver adiado), não deixa de ser uma alerta ao homem, para que ele aprenda a valorar sua vida. Outro aspecto desta frase é demonstrar a finitude do homem ou seja o homem tem prazo de validade.        No entanto, a imensa maioria da humanidade não quer nem pensar sobre o assunto, prefere colocar para um futuro bem distante esta dura certeza. Discordo  desta frase, porque ela reduz o homem ao corpo. Pois, o cadáver é o corpo sem a essência, Vida, (que é tudo sem ela nada). Acredito que habita no corpo do homem uma semente divina. Também acredito que a vida ocorre como uma oportunidade de realização de um processo, Nascimento do divino no humano.       Assim, não aceito que o homem seja

Dor De Barriga Não Dá Uma Vez Só!

      Os ditados  têm um  poder de síntese fabuloso, uma vez que,  eles conseguem com uma frase curta demonstrar verdades variadas, abrangentes, neste provérbio, dor de barriga não dá uma vez só, representa que é importante a pessoa respeitar e honrar seus compromissos. Representa uma alerta afirmando que  uma necessidade não acontece só uma vez. Salienta a necessidade do homem compreender que nunca se sabe sobre o que vai acontecer, assim hoje a pessoa pode está por cima, se dando bem, em outro dia passando necessidade. Portanto cuidado, com a arrogância.          Este dito é também um convite a humildade, visto que ele nos convida a não nos encantarmos com as conquistas do agora ao ponto de deixarmos de lado quem um dia nos ajudou. Sempre é bom vivenciarmos a gratidão, nunca esquecendo quem no passado nos ajudou em qualquer aspecto de nossa vida, não só sendo grato mas acima de tudo demonstrando  nossa gratidão. Tal atitude é fundamental para mostrar ao outro nosso caráter, nossa d

As Três Perguntas Da Esfinge!

      Mito da esfinge é uma forma de fazer o homem se questionar sobre sua origem, sua identidade  e seu destino.  Eis as três perguntas: 1) De onde venho? Eis uma pergunta importante, uma vez que não saber de onde vem, implica não sabe quem é. Logo esta pergunta visa possibilitar que o homem defina sua origem. Sartre respondendo esta  pergunta diria: " venho do nada."  Se Santo Agostinho respondesse diria: "sou filho de Deus". Se um gnóstico  respondesse  diria: " sou um microcosmo onde habita uma personalidade natural, e uma centelha divina que se localiza no coração. "O homem comum ficaria,talvez, atônito, e, afirmaria: nada sei". 2) Quem sou eu? Tem quem se identifique com o corpo. Acredita que ele se resume  ao corpo. Tem quem adora seu corpo. No entanto o corpo envelhece, perde sua flexibilidade, enruga, eis o drama do narcisista. Tem quem acredita que é sua inteligência, seus títulos, suas posses, já Outros acreditam nos ensinamentos religios